Assad triunfa em Deraa e força rebeldes à rendição

Acordo negociado por Moscovo prevê entrega das armas no Sul da Síria, depois de semanas de bombardeamentos. Damasco reconquista posto fronteiriço importantíssimo três anos depois.

Foto
Bandeiras da Síria chegaram a Deraa Reuters/HANDOUT

Bashar al-Assad conseguiu uma importante vitória na batalha contra as forças rebeldes pelo controlo do território sírio. Cerca de três semanas volvidas do início da ofensiva militar no Sul do país o seu exército reconquistou uma parte significativa da província de Deraa e, com o apoio de Moscovo, forçou os combatentes da oposição a aceitar uma rendição e a entregar as suas armas.

Com este desfecho, Damasco volta a controlar o posto fronteiriço de Nassib-Jaber, junto à Jordânia, que esteve nas mãos dos rebeldes durante três anos. Um ponto estratégico que permitirá ao regime reabrir uma importante rota comercial, essencial para a recuperação económica da Síria e para o desbaratamento das bolsas de territórios ainda controladas por opositores.

Segundo a Al-Jazira, o acordo de rendição foi negociado entre as facções rebeldes de Deraa e a Rússia e fechado na sexta-feira, depois da Jordânia – que alberga mais de 1,4 milhões de refugiados sírios – ter encerrado a fronteira, pressionando as partes a alcançar um entendimento.

O Exército Livre da Síria comprometeu-se a entregar o seu armamento médio e pesado, em troca da passagem segura dos seus combatentes, e respectivos familiares, das vilas de Kahil, Al-Sahwa, Al-Jiza e Al-Misaifra para a região Norte de Idlib ou para uma área mais reduzida nas imediações dos Montes Golã, no Sul – ambas controladas por opositores a Assad.

Elementos da polícia militar russa vão ser mobilizados ao longo da fronteira com a Jordânia para garantir que o compromisso é cumprido na íntegra.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mais de 320 mil pessoas fugiram de Deraa desde o dia 19 de Junho, quando se deu o início da ofensiva militar de Assad sobre a região.

Sugerir correcção
Ler 52 comentários