PSP destrói cerca de 9000 armas de fogo em iniciativa mundial

No Dia Internacional da Destruição de Armas, na segunda-feira, as agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e governos vão realizar acções semelhantes.

Foto
Paulo Pimenta

Cerca de 9000 armas de fogo vão ser destruídas, na segunda-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), que se associa com esta iniciativa às comemorações a nível mundial do Dia Internacional da Destruição de Armas.

Estas armas de fogo que vão ser destruídas foram declaradas como perdidas a favor do Estado no âmbito de processos-crime, processos de contra-ordenação ou administrativos, depois de terem sido apreendidas pela PSP e por outras autoridades policiais, refere a direcção nacional da PSP, em comunicado esta sexta-feira.

Depois de confirmada "a sua inutilidade para a actividade operacional, formativa, cultural, museológica ou outra das forças de segurança", o director nacional da PSP determinou a sua adequada e preventiva destruição.

No Dia Internacional da Destruição de Armas, que se assinala na segunda-feira, as agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e governos vão realizar acções semelhantes de destruição de armas, tendo a iniciativa o lema: "cada arma destruída não pode mais ser usada para matar, ferir ou intimidar", segundo a PSP.

Esta acção pretende chamar a atenção para a problemática da necessidade do controlo de armas pelas autoridades.

A operação de destruição das armas vai realizar-se na Maia e contará com a presença secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Sugerir correcção
Comentar