Negrão diz aos deputados que PSD votará contra OE 2019

Deputados criticam direcção de Rui Rio na reunião da bancada.

Foto
Daniel Rocha

Foi mais uma reunião da bancada do PSD quente em que vários deputados atacaram a posição da direcção de Rui Rio. Numa intervenção dura, o ex-líder parlamentar Hugo Soares defendeu que o partido deveria votar contra o próximo Orçamento do Estado (OE), segundo relatos feitos ao PÚBLICO. Em resposta, Fernando Negrão assegurou que o partido votará contra o OE2019, uma garantia que Rui Rio ainda não deu. No final, perante os jornalistas, Negrão não foi tão taxativo, afirmando que “tendencialmente o voto do PSD poderá ser contra”.

O líder da bancada do PSD lembrou, tal como Rui Rio, que a proposta de OE 2019 ainda não é conhecida e que é elaborada de acordo “com Bloco e PCP”. Nesse sentido, “tendencialmente o voto do PSD poderá ser contra”. Questionado sobre se, na reunião, garantiu aos deputados o sentido de voto contra, Fernando Negrão respondeu negativamente: “Não vim garantir. Todos os sinais indicam que poderá ser contra.”

Ao que o PÚBLICO apurou, os deputados entenderam que a declaração foi veemente no sentido de a bancada do PSD chumbar o OE2019. O ex-líder parlamentar defendeu que o PSD devia deixar de ter uma posição ambígua sobre o assunto e que não devia deixar PCP e BE "brincarem" sobre o OE. 

Esta foi a primeira reunião da bancada depois do choque frontal entre Rui Rio e o líder parlamentar Fernando Negrão, há duas semanas, a propósito do voto a favor do projecto de lei do CDS sobre os impostos aplicados aos combustíveis. O tema veio a lume com vários deputados a criticar a posição da direcção de Rui Rio ao tornar público o seu desagrado pelo sentido de voto a favor da bancada sobre o projecto. Miguel Morgado, ex-adjunto político de Passos Coelho, lembrou que a oposição ao Governo e à esquerda foi feita pela actual bancada onde Rio não tem assento. O deputado defendeu que o PSD deve ser uma AD e não estar “sempre ao lado do PS”.

Hugo Soares criticou ainda a conferência de imprensa do secretário-geral José Silvano, na semana passada, em que demarcou a direcção de Rio da operação judicial Tutti-frutti que envolve um deputado do PSD e outros sociais-democratas.

No final da reunião, Fernando Negrão anunciou ainda que o PSD irá reapresentar propostas relativamente a diplomas vetados pelo Presidente da República, uma sobre as plataformas de transporte como a Uber (para pagarem uma taxa de 5%) e a outra sobre mudança de género, obrigando à existência de um relatório médico.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários