Exposição

Frida Kahlo olha-nos de frente, agora no Porto

Frida Kahlo, por Guillermo Kahlo, 1926 © Museu Frida Kahlo
Fotogaleria
Frida Kahlo, por Guillermo Kahlo, 1926 © Museu Frida Kahlo

A partir desta sexta-feira, 6 de Julho, as paredes do Centro Português de Fotografia, no Porto, vestem-se de Frida Kahlo. Não com coroas de flores ou vestidos coloridos, mas com fotografias do acervo pessoal da pintora mexicana, guardadas pela própria durante a vida. Origens, A Casa Azul, Política, Corpo Acidentado, Amores e Fotografia são os temas em que se divide a exposição, intitulada de Frida Kahlo — as suas fotografias, que conta com 241 imagens distribuídas por três salas.

A exposição propõe ao visitante um passeio pela intimidade da artista: fotografias de Frida ainda em criança e da sua família permitem entrar no seio familiar da pintora e conhecer os seus pais, avós e tios. Algumas imagens são acompanhadas de mensagens escritas pela artista, que ajudam a identificar as pessoas fotografadas. São desvendados outros pormenores, por exemplo, a forma como o pai, fotógrafo, influenciou o seu percurso artístico. Em que medida? "Não só pela importância que a fotografia adquire na vida de Frida, mas também como se manifesta no seu trabalho. Os auto-retratos que pinta fazem lembrar uma fotografia, ela olha-nos de frente", responde Rui Pereira, director da Terra Esplêndida, que acompanhou o P3 numa visita à montagem da exposição. 

Para já, as molduras estão no chão, pousadas abaixo do local que estão prestes a ocupar. Os cálculos já estão feitos, dentro de pouco tempo vão ser penduradas de acordo com os planos desenhados. Ainda que seja preciso baixar o olhar para as ver, é possível encontrar pormenores e descobrir, em cada fotografia, uma história. Percebe-se, por exemplo, que nas mãos de Frida as fotografias funcionavam como um instrumento de trabalho, não eram imaculadas. A artista, descreve Rui Pereira, recortava partes de fotografias para as transformar em pinturas ou, simplesmente, para retirar da imagem pessoas de quem não gostava. Assim se encontram nas molduras imagens que mostram pessoas sem cara ou totalmente recortadas. Mas a artista também imprimia sentimentos positivos nas suas imagens, como se vê pela marca de um beijo numa foto do seu marido, Diego Rivera.

Visitar as três salas permite entrar em contacto com momentos determinantes da vida da artista. Desde o acidente que a incapacitou à recuperação, passando por imagens de homens e mulheres com quem mantinha relações extraconjugais, as fotografias mostram como Frida se comportava, relacionava e via o mundo. A exposição já passou por Lisboa, em 2012, e recebeu cerca de 17 mil visitantes, mas Rui Pereira espera “bater os números” da capital. “Sempre quisemos trazer a exposição ao Porto e agora é o momento”, afirma. A inauguração, às 10h, vai contar com a presença de Hilda Trujillo Soto, directora do Museu Frida Kahlo, que também vai estar na Reitoria da Universidade do Porto, no dia 7 de Junho às 16h, para falar sobre a instituição cultural e as fotografias da pintora mexicana.

Frida Kahlo - as suas fotografias poderá ser visitada até 4 de Novembro. Além das imagens, estará também em exibição um documentário sobre a vida da artista. O preço do bilhete é de oito euros para o público geral e de seis euros para estudantes, mas há preços especiais para crianças, famílias e grupos, que podem ser consultados aqui. Parte da receita angariada reverte a favor da Associação Salvador, que promove a integração de pessoas com deficiência motora.  

Frida  Kahlo, por Lola  Álvarez  Bravo,  ca.  1944  ©Museu  Frida  Kahlo
Frida Kahlo, por Lola Álvarez Bravo, ca. 1944 ©Museu Frida Kahlo
Frida  pintando  o  retrato  de  seu  pai, por  Gisèle  Freund,  1951  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida pintando o retrato de seu pai, por Gisèle Freund, 1951 © Museu Frida Kahlo
Frida  e  Diego  com  amigos,Anónimo,  ca.1945©  Museu  Frida  Kahlo
Frida e Diego com amigos,Anónimo, ca.1945© Museu Frida Kahlo
Frida  no  hospital  de  Nova  Iorque,  por  Nickolas  Muray,  1946  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida no hospital de Nova Iorque, por Nickolas Muray, 1946 © Museu Frida Kahlo
Frida  pintando  na  sua  cama,  Anónimo,  1940.  De  pé,  ao  seu  lado,  Miguel  Covarrubias  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida pintando na sua cama, Anónimo, 1940. De pé, ao seu lado, Miguel Covarrubias © Museu Frida Kahlo
Frida  de  barriga  para  baixo,  por  Nickolas  Muray,  1946  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida de barriga para baixo, por Nickolas Muray, 1946 © Museu Frida Kahlo
Frida  Kahlo  recém-operada,  por  Antonio  Kahlo,  1946  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida Kahlo recém-operada, por Antonio Kahlo, 1946 © Museu Frida Kahlo
Frida  com  5  anos,  Anónimo,  1912  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida com 5 anos, Anónimo, 1912 © Museu Frida Kahlo
Diego Rivera  (no  seu  estúdio  San  Ángel),  Anónimo,  ca.1940  ©  Museu  Frida  Kahlo
Diego Rivera (no seu estúdio San Ángel), Anónimo, ca.1940 © Museu Frida Kahlo
Frida  Kahlo  na  Casa  Azul,  Anónimo,  1930©  Museu  Frida  Kahlo
Frida Kahlo na Casa Azul, Anónimo, 1930© Museu Frida Kahlo
Frida Kahlo  com  o  médico  Juan  Farill,  por  Gisèle  Freund,  1951  ©  Museu  Frida  Kahlo
Frida Kahlo com o médico Juan Farill, por Gisèle Freund, 1951 © Museu Frida Kahlo
Nickolas  Muray  e  Frida  Kahlo,  por  Nickolas  Muray,  1939  ©  Museu  Frida  Kahlo
Nickolas Muray e Frida Kahlo, por Nickolas Muray, 1939 © Museu Frida Kahlo
Frida  Kahlo,  por Guillermo  Kahlo,  1932©  Museu  Frida  Kahlo
Frida Kahlo, por Guillermo Kahlo, 1932© Museu Frida Kahlo