Equipas de basquetebol da Coreia do Sul em Pyongyang para jogos amigáveis

Para além desta série de jogos amigáveis, Coreia do Sul e Coreia do Norte vão competir com uma equipa conjunta nas modalidades de canoagem, remo e basquetebol feminino nos Jogos Asiáticos que decorrem no final de Agosto na Indonésia.

Foto
A equipa de basquetebol feminina sul coreana foi recebida com aplausos pelos empregados do hotel em Pyongyang Reuters/YONHAP

As equipas feminina e masculina de basquetebol da Coreia do Sul estão a caminho da Coreia do Norte para jogarem uma série de jogos amigáveis, em mais uma demonstração do estreitamento das relações entre os dois países vizinhos.

Uma delegação sul-coreana, composta por jogadores, autoridades governamentais e jornalistas saiu esta terça-feira em dois aviões da base aérea de Seongnam com destino a Pyongyang por volta das 10h (2h em Lisboa), de acordo com os órgãos de comunicação social presentes na delegação.

O ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon, que lidera a delegação, afirmou esperar que ambas as partes "caminhem em direcção à paz".

O ministro preferiu não revelar pormenores sobre o itinerário que a delegação vai fazer enquanto estiver na Coreia do Norte, não confirmando também se vai ou não encontrar-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

As equipas masculinas e femininas dos dois países vão disputar quatro partidas, na quarta-feira e quinta-feira, sendo que em duas destas partidas as equipas vão misturar-se com atletas dos dois países.

No dia 18 de Junho, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul reuniram-se na fronteira para discutirem colaborações no âmbito desportivo. A deslocação das equipas de basquetebol à Coreia do Norte foi uma das consequências desta reunião.

A outra colaboração acordada entre Seul e Pyongyang, foi divulgada na semana passada: as duas Coreias vão competir com uma equipa conjunta nas modalidades de canoagem, remo e basquetebol feminino e vão desfilar juntos na cerimónia de abertura dos Jogos Asiáticos que decorrem entre 18 de Agosto e 2 de Setembro, na Indonésia.

O desporto tem sido um "trampolim" para a reconciliação entre o Sul e o Norte. Os Jogos Olímpicos de Inverno, que decorreram em Fevereiro na Coreia do Sul, serviram de ponto de partida para o ambiente de apaziguamento que se começa a viver.

Sugerir correcção
Comentar