PS promete mais investimentos para o Alentejo até ao final do ano

Carlos César diz que melhorias na ferrovia até Beja serão incluídas no Plano Nacional de Investimentos. Presidente do grupo parlamentar do PS promete empenho do partido.

Foto
O presidente do grupo parlamentar do PS, Carlos César Daniel Rocha

Carlos César promete que os socialistas vão fazer mais, incluindo no Orçamento, para incluir investimentos nas acessibilidades considerados urgentes para a região do Baixo Alentejo. Esta segunda-feira de manhã, em Beja, o presidente do grupo parlamentar dos socialistas revelou que, até ao final do ano, vai abrir o troço da auto-estrada A26, que está há muito concluído, e que vai iniciar-se o concurso para a electrificação da ferrovia no Alentejo.

"Esta nossa visita serve para nós aprendermos, mas também de nada serviria se não fizéssemos nada depois. Por isso, tentaremos verter para o plano político, para o plano orçamental e para o plano da acção governativa o conhecimento adquirido", disse o líder parlamentar de manhã, antes mesmo de ouvir as reivindicações dos bejenses, pela voz dos representantes do movimento "Beja merece +". 

Foi depois da reunião com o movimento, que aconteceu em plenos paços do concelho da autarquia socialista, que César deu duas novidades: que o troço da A26, que permite a ligação da cidade à A2 (só parte está concluída) será aberto ainda este ano; e que o projecto para electrificar a ferrovia também será lançado ainda em 2018.

"Olho para o troço da auto-estrada que está ainda por abrir e que abrirá certamente ainda este ano e lembro-me que estava parada e que quem a pôs de novo a ser concluída foi o PS", disse Carlos César. 

Já sobre a ferrovia, o caso é mais complicado, porque implica uma alteração ao Plano Nacional de Investimentos. "Estamos na fase de conclusão de um quadro de apoio financeiro comunitário, que é difícil alterar, mas temos também perspectivas de poder avançar com alguns investimentos, por exemplo da electrificação da linha férrea do Alentejo", começou por dizer. "Essa é uma obra que terá o seu começo, que será finalizada e que eu estimo, se tudo correr bem neste e no próximo ano, que o PS também tenha a honra de a fazer avançar", disse. 

César não explicou se a obra será contemplada neste quadro actual — e para já não consta — ou se será apenas no seguinte, cujo envelope global ainda está em negociações com a União Europeia. "O Governo estará em condições de lançar o concurso para a elaboração do projecto de electrificação dessa via ainda este ano e isso será importante, mas não tenho dúvidas de que o grupo parlamentar do PS é especial estará envolvido na inclusão desse investimento no âmbito do Plano Nacional de Investimentos que está a ser prefigurado para o quadro financeiro plurianual", afirmou.

Estas foram algumas das informações que o socialista deu neste primeiro dia de jornadas parlamentares que não contam com a presença do ministro que tutela os fundos comunitários, Pedro Marques. Questionado de novo sobre a ausência do ministro, respondeu que o partido não precisa "dessa tutela ministerial para conhecer as coisas nem para decidir sobre elas".

Sugerir correcção
Ler 2 comentários