Multimédia

Os enigmáticos edifícios abandonados em Itália

Lamezia Terme, Catanzaro, 2017 Alterazioni Video
Fotogaleria
Lamezia Terme, Catanzaro, 2017 Alterazioni Video

Um estádio de pólo com capacidade para 20 mil espectadores, uma piscina olímpica, um parque de estacionamento de quatro andares, escadas rolantes que levam a lado nenhum, um túnel que começa mas não acaba, uma escola secundária, um apeadeiro ferroviário e um cais. Inacabados e deixados ao Deus dará, por entre o mato que cresce, bravio, prados verdejantes ou as ondas do mar. Foi durante uma viagem à Sicília, no verão de 2006, que o fotógrafo Andrea Masu viu pela primeira vez estes edifícios inacabados que retrata agora no livro Incompiuto: O nascimento de um estilo.

Incompiuto resulta de 10 anos de pesquisa, mapeamento e estudo de mais de 750 ruinas contemporâneas por todo o território italiano (350 só na Sicília), pelos membros da equipa Alterazioni Video — Andrea Masu, Paololuca Barbieri Marchi, Alberto Caffarelli, Matteo Erenbourg e Giacomo Porfiri. Nem o próprio governo italiano sabe ao certo quantos obras abandonadas existem, mas o grupo acredita que sejam mais de mil.

Suspensas no tempo, estas construções são o que resta da época pós-Segunda Guerra Mundial em que o governo italiano quis desenvolver as obras públicas para despertar a economia local. As injecções de capital, primeiro através do Plano Marshall, depois da parte da CEE (Comunidade Económica Europeia), resultaram num “boom” de infra-estruturas que nunca foram concluídas. O sentimento de crescimento económico deu a Itália alguma tranquilidade financeira, que despertou a imaginação e exuberância da população.

Erros de projecto, a regulamentação legal ou falências levaram a que centenas de edifícios por todo país não fossem terminados. Em alguns casos, o cimento já se confunde com a paisagem natural ao redor. Outros edifícios receberam uma nova vida e foram transformados em parques de skate ou abrigos para a crescente população migrante.

Irina, Matera, 2017
Irina, Matera, 2017 Alterazioni Video
Castelfiorentino, Firenze, 2017
Castelfiorentino, Firenze, 2017 Alterazioni Video
Bomba, Chieti, 2017
Bomba, Chieti, 2017 Alterazioni Video
Sant'Agata di Puglia, Foggia, 2017
Sant'Agata di Puglia, Foggia, 2017 Alterazioni Video
Roma, 2017
Roma, 2017 Alterazioni Video
Camporotondo Etneo, 2017
Camporotondo Etneo, 2017 Alterazioni Video
Roseto Capo Spulico, Cosenza, 2017
Roseto Capo Spulico, Cosenza, 2017 Alterazioni Video
Ferrandina, Matera, 2017
Ferrandina, Matera, 2017 Alterazioni Video
Mussomeli, Caltanissetta, 2017
Mussomeli, Caltanissetta, 2017 Alterazioni Video