LeBron James torna-se livre e pode deixar Cleveland

Estrela da NBA não quis prolongar contrato com os Cavaliers. LA Lakers e Philadelphia 76ers figuram da lista de equipas interessadas no extremo.

Foto
LeBron James cumpriu quatro temporadas nesta segunda passagem pelos Cavaliers Reuters/Ken Blaze

Quatro anos depois de ter regressado aos Cleveland Cavaliers, LeBron James poderá ter colocado um ponto final (de novo) nesta ligação à equipa do Ohio. O extremo decidiu não accionar a cláusula que lhe garantia mais um ano de contrato com os “Cavs”, tornando-se um “jogador livre", sem restrições contratuais. A partir deste domingo, o extremo pode rumar a qualquer outra equipa da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA). Da lista de pretendentes destacam-se dois históricos da NBA, os Los Angeles Lakers e os Philadelphia 76ers. 

“Nesta altura, ainda não faço ideia [se fico]”, disse James quando questionado por uma repórter, logo após ter perdido o título e a final de 2018. Desde esse momento, a imprensa norte-americana tem especulado sobre as intenções do extremo e líder em campo dos Cavaliers, confirmando-se agora, na sexta-feira, que James fica livre de obrigações contratuais e disponível para ser contratado.

Se tivesse prolongado a ligação ao clube, receberia cerca de 30,8 milhões de euros na temporada 2018/2019. Mas, segundo algumas fontes, o facto de o jogador ter rejeitado mais um ano de contrato pode servir para pressionar a direcção a fazer uma nova proposta — cinco anos e 176 milhões de euros, noticia a ESPN.

A estrela da NBA já esteve nesta situação por duas vezes: em 2010, LeBron James surpreendeu os fãs da NBA ao anunciar, em directo para todo o país, que sairia dos “Cavs” para se juntar a Dwyane Wade e Chris Bosh, nos Miami Heat. Quatro anos depois, em 2014, LeBron voltou a surpreender, ao anunciar que faria o percurso inverso e regressaria ao Ohio, para jogar de novo nos Cavaliers.  

Desde o regresso a Cleveland, LeBron James conquistou um título da NBA, em 2016. O extremo foi considerado o MVP (jogador mais valioso) da final. Em 2015, 2017 e 2018, os Cavaliers foram ultrapassados pelos Golden State Warriors na final. As boas exibições de LeBron James (melhor marcador da final deste ano) foram insuficientes para evitar a derrota na final de 2018, por 4-0.

Sugerir correcção
Comentar