À beira da gare, a pensar em férias

Foto
Nuno Ferreira Santos

Fim de tarde e o sol queima. O regional que há-de partir rumo a Tomar, às 17h45, entra vagarosamente na gare, apita sem convicção e um trabalhador da via férrea afasta-se expedito do colosso metalizado. Pouco depois é o Alfa que vem, esbaforido, numa chiadeira contínua enquanto muda de linhas. Adivinham-se lá dentro os passageiros já de pé, Santa Apolónia está mesmo muito perto.

O pensamento deambula por estas fantasias ferroviárias, podia ainda passear por navios e contentores, mas a grua Vigorosa está quieta e silenciosa e a Poderosa não se encontra em lado nenhum – onde andará? Detenhamo-nos, por ora, no local de onde estas fantasias são possíveis: o terraço do Clube Ferroviário de Portugal. Aqui funciona, há um par de semanas, o Ferroviário, um bar que quer ser espaço cultural de referência num território de charneira, o que separa a Lisboa antiga da cidade ainda adormecida onde vão despontando projectos mais ou menos alternativos.

Verdade seja dita que o Ferroviário não é só o terraço, pois no piso de baixo também há vida, mas não se negue que ele é a coqueluche. Na segunda encarnação, depois de algum tempo fechado, este espaço surge com decoração tropicalista, em que palmeiras, sofás brancos e cadeiras de verga estão dispostos por cima de grossas traves de madeira, em tudo semelhantes às que se encontram nos caminhos-de-ferro. Essa é, até ver, a única evocação verdadeiramente ferroviária do novo Ferroviário, agora explorado pelos empresários que também têm as Espumantarias e o restaurante Peixola.

“Queríamos marcar que esta é uma fase diferente”, explica Nuno Correia Pereira, um dos sócios. Ainda assim, o passado não se apaga. “Não é um espaço a cheirar a novo, já existia. Não estamos a começar a história do zero, estamos a apanhar o comboio a meio.” Nesta composição cabem os passageiros que se lembram “das coisas boas” do antigo Ferroviário, mas a lotação ainda não está esgotada. “Este é o melhor espaço de Lisboa actualmente. Não faz sentido ter um projecto destes sem uma programação forte”, continua o empresário, elencando: concertos, dança, cinema, artes plásticas – há espaço para tudo.

Foto
Nuno Ferreira Santos

No terraço, para lá da primeira zona exótica (pensada para que os clientes “se sintam de férias”, explica Nuno), há depois uma em que o chão de cimento pintado se revela, em frente a um palco rodeado de verde. Aqui, mesas e cadeiras facilmente se retiram para não atrapalhar quando for caso para dançar ou para ver um concerto. O ar vagamente tosco, inacabado, é de propósito. “Eu gosto particularmente da parte industrial deste sítio. As gruas, os comboios, aquele respiradouro. Gosto deste barulho”, diz Nuno Correia Pereira enquanto mais uma locomotiva manobra nos carris.

A versatilidade quer ser marca da casa. Quem está na zona exótica não tem vista directa para o palco, quem está no foyer não precisa de ver o que acontece na sala polivalente do andar de baixo. “O espaço é grande mas não é amplo, o que é uma vantagem. Não é um armazém, posso trabalhar para cem ou 500 pessoas”, comenta Nuno.

A programação atrai o público, mas a carta terá de o conquistar. Na das bebidas destacam-se os 12 cocktails, como o Santa Apolónia (vodka, sumo de ananás, sumo de gengibre, puré de framboesa e alecrim e cardamomo, por 9,5 euros) ou o Miss Xabregas (gin, vermute, sumo de limão, água de rosas, por 9 euros). Mas a oferta é vasta: além de 11 variedades de gin (7 a 14,50 euros), o menu compõe-se com aguardentes, cachaças, rum, mezcal, tequila, vodka, whiskies, cervejas, sumos, sangrias, etc.

A carta de comes está a cargo do chef colombiano Nicolás Martínez-Villalba, que trouxe para Lisboa o Creatio, “um projecto de cozinha nómada” com o qual quer “viajar e encontrar criativos da cozinha, para criar coisas novas e haver intercâmbio de culturas”. Para já, uma das missões que assumiu foi “trazer a cultura latino-americana para Lisboa, misturando-a com a local”. E daí nasceram coisas como os croquetes de arroz com coco, hummus de feijão branco e coentros (9,50 euros) ou a sanduíche de barriga de porco cozinhada a baixa temperatura, ananás fresco, picles de cebola e salsa verde (11 euros). Os doze pratos da carta estão no Ferroviário até ao fim do Verão. Depois, sabe-se lá que comboio o chef Nicolás vai tomar. Santa Apolónia estará cá sempre.

Sugerir correcção
Comentar