Tiroteio numa redacção em Maryland faz pelo menos cinco mortos

O suspeito foi detido e ainda não se sabe o que motivou o ataque, mas as autoridades afastam a hipótese de terrorismo. Jornalistas garantem que o jornal sairá para as bancas esta sexta-feira.

Veículo de luxo, Veículo utilitário esportivo, Veículo a motor
Fotogaleria
A polícia a chegar ao local Reuters/STAFF
Carro, gramado
Fotogaleria
Reuters/STAFF
Carro, casa
Fotogaleria
Reuters/SOCIAL MEDIA
Veículo utilitário esportivo, Carro, Carro citadino, Carro compacto, Veículo de luxo, Veículo a motor, Design automotivo
Fotogaleria
Reuters/JOSHUA ROBERTS
Carro, Veículo utilitário esportivo, Carro compacto, Carro de luxo pessoal, BMW, Veículo a motor
Fotogaleria
Reuters/JOSHUA ROBERTS
Carro, flor
Fotogaleria
Reuters/JOSHUA ROBERTS

Um tiroteio na redacção do jornal norte-americano Capital Gazette provocou cinco mortos e vários feridos graves nesta quinta-feira, avança a Associated Press. Segundo a polícia, o atirador foi detido, sem identificação, e não está a “cooperar” com as autoridades. O jornal, também conhecido como The Capital, fica em Anápolis, Maryland, nos Estados Unidos. O homem detido automutilou-se para impedir a recolha de impressões digitais. Diz a CNN que as autoridades estão a trabalhar no reconhecimento facial através de software especializado. 

Ainda não se sabe o que motivou o ataque, mas as autoridades afastam a hipótese de terrorismo. De acordo com a Fox 5 DC, o atirador chegou ao local por volta das 14h30 locais (19h30 em Portugal). Segundo o Capital Gazette e o Baltimore Sun, que citam fontes policiais, o suspeito chama-se Jarrod Ramos, de 38 anos.

Um jornalista que trabalha no local descreve a situação como crítica e diz que se trata de um único atirador, que abriu fogo sobre vários funcionários, alguns dos quais estão “mortos”. “Não há nada mais assustador do que ouvir várias pessoas a serem alvejadas enquanto se está debaixo da mesa e se ouve o atirador a recarregar a arma”, escreveu ainda o jornalista Phil Davis no Twitter. Davis diz estar à espera para ser interrogado pela polícia, já fora da redacção.

As informações sobre o ataque ainda são escassas. Imagens recolhidas no local mostraram pessoas a abandonar o edifício com os braços no ar, enquanto são dirigidas pelas autoridades.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, apresentou as suas condolências às famílias das vítimas no Twitter e louvou o trabalho dos serviços de emergência. Ainda assim, nos comentários, há quem lhe aponte o dedo por causa da legislação quanto à posse de armas de fogo nos EUA. A primeira-dama Melania Trump deixou também uma mensagem na mesma plataforma, classificando o ataque de "trágico e cruel".

Também o governador local, Larry Hogan, já expressou as suas condolências e sublinhou que "não existe lugar na sociedade para este tipo de ódio e violência e o indivíduo responsável por este crime deverá responder a todas as consequências legais". "O Capital Gazette é o jornal da minha cidade e tenho o maior respeito pelos seus jornalistas e todos os que aqui trabalham", declarou no local. "Todos os dias trabalham para iluminar o mundo à nossa volta para que possamos ver com maior clareza e compreensão."

Para além do relato do jornalista Phil Davis, o jornal Capital Gazette também publicou informações sobre o ataque, mas não é possível aceder ao site a partir de Portugal. No Twitter, um dos jornalistas garantiu que o jornal sairá para as bancas esta sexta-feira.

Sugerir correcção
Comentar