Exposição sobre mitos rurais de lobisomens e bruxas apresentada em Lisboa

O projecto, no qual participaram cinco ilustradore,s, resultou numa exposição de ilustrações, fotografias e relatos

Foto
PAULO PIMENTA

A exposição "Mitos rurais. Do lobisomem à bruxa", que resulta de uma residência artística realizada no Paul, Covilhã, vai ser apresentada no festival "Birra da Cerveja", em Lisboa, onde também será exibido o documentário sobre este património oral.

Nos dias 05, 06 e 07 de Julho, o produto dessa criação viaja até Lisboa e é inserido no festival 'Birra da Cerveja', fazendo parte da programação, com tertúlia, exibição da exposição e de um documentário sobre o património oral recolhido e trabalho em período de criação", referem os promotores da iniciativa, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a informação, o projecto em formato de residência artística e no qual participaram cinco ilustradores, foi desenvolvido pelo Laboratório Criativo Maria Zimbro em parceria com a Ilustrada, LabCom.pt, Gerador e Casa do Povo do Paul, e resultou numa exposição de ilustrações, de fotografias e relatos, que começam agora a caminhar fora dos concelhos da Covilhã e do Fundão, distrito de Castelo Branco.

"Das várias conversas onde as estórias fantásticas e misteriosas ganharam protagonismo, surgiram as ilustrações criadas por esses cinco autores e que compõem, agora, a exposição 'Mitos rurais. Do lobisomem à bruxa', onde podemos conhecer a partida desta aventura pensada e inserida na Ilustrada - Jornadas de Ilustração da Universidade da Beira Interior", é referido.

No âmbito deste projecto, as estórias registadas dão também origem a um roteiro pela vila do Paul, que será dado a conhecer no sábado, às 17h00, com uma visita guiada aos locais.

"É uma oportunidade única de ver, criar, registar e divulgar, no mesmo quadro, uma senhora de 90 anos que conta, entre armários e bancos de uma antiga mercearia, como lhe é ainda presente a memória de ter medo de sair à rua quando tinha 20 anos, em dias de lua cheia, porque o senhor da mercearia se transformava em lobisomem", especifica a organização.

Posteriormente, entre os 05 a 07 de Julho, os trabalhos serão mostrados no festival "Birra da Cerveja", que se realiza na Junta de Freguesia do Lumiar.

Durante os dias do festival, a exposição estará patente na Central Gerador, que se localiza na sede da referida junta. No dia 07 de Julho, às 18h30, no salão nobre da junta será também realizada uma tertúlia com o alinhamento iniciado no Paul, bem como a projecção do documentário gravado na vila da residência artística.

Sugerir correcção
Comentar