Activista do ambiente vai a julgamento por causa do Marés Vivas de 2016

Tribunal de instrução mandou arquivar outras acusações em torno do festival, envolvendo autarca de Gaia e líder da Quercus, organização que vai recorrer do arquivamento da queixa contra Eduardo Vítor Rodrigues.

Foto
Eduardo Vítor assume que não gostaria que julgamento fosse até ao fim fvl Fernando Veludo/NFACTOS

O presidente da Câmara de Gaia e o presidente da Quercus viram arquivada a acusação de que foram alvo por parte do Ministério Público, na sequência de declarações proferidas por ambos durante os meses que antecederam a edição de 2016 do Festival Marés Vivas. O juíz de instrução que analisou o caso entendeu que a dura troca de palavras na imprensa e no Facebook não configura uma ofensa à honra, e está balizada no direito à liberdade de expressão. Já um outro arguido, o activista Carlos Evaristo, que não pediu instrução da acusação de que era alvo por parte do autarca Eduardo Vítor Rodrigues, vai a julgamento.

O caso referente a este activista do grupo informal SOS Estuário do Douro pode, contudo, não chegar a essa fase. Esta segunda-feira, em declarações ao PÚBLICO, o autarca socialista e autor da queixa abriu a porta a um outro desfecho. “Sempre entendi que este assunto ultrapassou os limites do ataque político, mas sempre estive disponível para uma solução extrajudicial, apesar da mágoa sobre tudo o que foi injustamente dito na altura. Essa disponibilidade alarga-se às pessoas que agora podem ser julgadas, porque entendo que os tribunais não devem ser palco destes assuntos, desde que haja uma retractação”, adiantou o autarca através do seu gabinete de imprensa. Eduardo Vítor Rodrigues assume ainda não ter intenção de recorrer do arquivamento da queixa contra o líder da Quercus.

O autarca de Gaia e João Branco requereram a abertura de instrução depois de, em Abril passado, o Ministério Público ter considerado que as declarações proferidas por ambos – contra a Quercus e João Branco, no primeiro caso, e contra o município e o seu presidente, no segundo – configuravam um crime de difamação. Também acusado pelo MP, o cidadão Carlos Evaristo não requereu instrução. E viu serem remetidos para julgamento os autos relativos às suas declarações contra o autarca que, naquele ano, tentou, sem sucesso, realizar o festival de música no vale de São Paio, mais perto de um ponto central da reserva do Estuário do Douro, sob uma chuva de críticas de ambientalistas.

A polémica foi longa, e dura, e vários dos críticos foram processados por Eduardo Vítor Rodrigues. Alguns chegaram a acordo com o autarca, e retractaram-se, outros, como o dirigente regional da Quercus, Pedro Sousa, e Paul Summers, do movimento SOS Estuário do Douro, viram essas queixas arquivadas pelo Ministério Público, em Abril passado. Esta entidade também não viu indícios de ofensa a pessoa colectiva – o município – nas declarações de outro activista do movimento cívico, Carlos Evaristo. A quem, imputou, contudo, a acusação de difamação agravada, por declarações publicadas no Facebook que "achincalhavam" e "violavam a honra" do autarca de Gaia.

Já em Maio, este cidadão explicava ao PÚBLICO que as suas declarações foram proferidas em reacção a uma entrevista do autarca, na qual este acusara os contestatários de praticarem “terrorismo”. Uma expressão que considerou irracional e indigna da situação em causa, e que o levou mesmo a manifestar arrependimento por ter votado em Eduardo Vítor Rodrigues. “Nunca tive intenção de o ofender pessoalmente”, garante. Contactado de novo pelo PÚBLICO, Evaristo insiste que, apesar do uso, naquele momento, da expressão “animal” sempre tratou o presidente como “pessoa”, considerando que as suas declarações devem ser entendidas como um exercício da liberdade de expressão “relativamente às decisões políticas irracionais” do autarca.

Quem não se conforma com a decisão do juiz de instrução é a Quercus e o líder desta organização, João Branco, que vai, por isso, recorrer do arquivamento do processo contra Eduardo Vítor Rodrigues. A Quercus considera que o seu bom nome, enquanto instituição, foi posto em causa, quando o autarca associou a oposição desta à localização do Marés Vivas no Vale de São Paio ao fim de um acordo com o município, que garantia um financiamento aos ambientalistas para um projecto. A tese – que o próprio Ministério Público refutou – deixou publicamente no ar a ideia de que era possível comprar o silêncio de uma organização, de modo a que ela deixasse de realizar o seu trabalho de defesa do ambiente, algo “lesivo” para a imagem pública de uma instituição deste tipo, insiste o seu advogado, Hélder Conceição. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários