EUA recusam entrada a Javier Solana, antigo secretário-geral da NATO

Político espanhol não conseguiu obter autorização electrónica para viajar para território norte-americano por ter estado no Irão.

Foto
LUSA/Ismael Herrero

Javier Solana, antigo ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros e secretário-geral da NATO entre 1995 e 1999, viu ser-lhe negada a autorização electrónica para viajar para os Estados Unidos, noticia o El País. Em causa estará o facto de ter estado no Irão (algo que aconteceu por razões diplomáticas inerentes às suas antigas funções).

De acordo com o jornal espanhol, Solana não foi autorizado a viajar para os EUA devido às rígidas leis de imigração impostas recentemente pela Administração liderada por Donald Trump, que incluem a proibição de entrada a cidadãos de vários países de maioria muçulmana, incluindo o Irão – medida que tem sido congelada e combatida nos tribunais e que Trump tem tido dificuldade em aplicar na sua totalidade.

Tal como os portugueses e a generalidade dos europeus, os cidadãos espanhóis não necessitam de visto para permanecer menos de 90 dias nos EUA, devendo apenas pedir uma autorização por via eletrónica antes de embarcarem num voo para um aeroporto norte-americano. A Solana não foi concedida tal autorização. Fontes da embaixada norte-americana em Madrid explicaram ao El País que o sistema informático rejeita automaticamente as autorizações a quem tenha estado recentemente em países como o Irão, Iraque, Síria ou Líbia, entre outras nações.

Solana, que foi também alto representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança (entre 1999 e 2009), explicou ao jornal espanhol que já solicitou um visto à embaixada dos EUA e que viajará para o país brevemente.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários