Hamilton vence em França e recupera liderança do Mundial

Sebastian Vettel chocou com Valtteri Bottas logo no arranque e teve de contentar-se com um quinto lugar.

Foto
REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Lewis Hamilton (Mercedes), campeão do mundo de Fórmula 1, venceu tranquilamente o Grande Prémio de França, no circuito de Le Castellet, recuperando o comando do Mundial de pilotos que perdera no Canadá. O britânico passa a liderar a classificação com 145 pontos, mais 14 do que o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), que minimizou os prejuízos ao terminar em quinto.

Sebastian Vettel comprometeu a prestação neste regresso da Fórmula 1 a França ao envolver-se num acidente com Valtteri Bottas (Mercedes) logo na partida. O tetracampeão mundial tentou conquistar uma posição no final da recta da meta, travando no limite, e reduziu a margem de manobra do finlandês da Mercedes, que “cortou” literalmente a frente do Ferrari. A entrada do safety car na primeira volta (até à sexta) alterou a hierarquia determinada pela qualificação que Hamilton dominara, com Bottas e Vettel a caírem para a cauda do pelotão e a terem que iniciar uma corrida de trás para a frente.

Hamilton, que cumpriu o traçado em 1h30m11,385s (menos sete segundos que Verstappen), assumiu o controlo com os Red Bull de Max e Ricciardo a gerirem as expectativas, acabando por não conseguir importunar o inglês num circuito que voltou ao calendário da Fórmula 1 quase três décadas (28 anos) depois da última corrida em Paul Ricard.

Apesar da aproximação de Vettel ao quarteto da frente, Kimi Räikkönen (Ferrari) não levantou o pé, acabando, já muito perto do fim, por reclamar um lugar no pódio e por afastar o australiano Daniel Ricciardo da cerimónia.

A 65.ª vitória de Lewis Hamilton — a terceira da temporada — devolveu o sorriso ao britânico, que revelou a “fórmula imbatível” num fim-de-semana em que conseguiu superar os problemas dos dois últimos grande prémios: “Não há nada melhor do que um piloto feliz num carro feliz”, declarou um Hamilton radiante por voltar à liderança do Mundial.

Com um sentimento claramente contrastante, Sebastian Vettel lamentou a situação, por ele e por Bottas, que ilibou, eximindo-se igualmente de responsabilidades ao considerar que o acidente resultou de uma série de factores incontroláveis que provocaram “uma reacção em cadeia”. “É uma pena. O Valtteri estava pressionado pelo Max Verstappen e não tinha como desviar-se. Acabámos por conseguir prosseguir em prova, mas não foi a corrida desejada”, explicou o alemão.

Max Verstappen aproveitou o ensejo para aconselhar os media a dizerem agora a Vettel que “deve mudar o estilo” de condução, como lhe sugeriram a ele.

Sugerir correcção
Comentar