Salvini ameaça retirar protecção policial a Roberto Saviano

O jornalista de investigação que vive há 12 anos sob escolta policial por ter escrito sobre a Camorra e outras máfias é um dos feroz crítico das políticas anti-imigração do novo Governo italiano. Chama "palhaço" ao ministro.

Foto
Roberto Saviano vive sob ameaça da máfia napolitana desde 2006 Nelson Garrido/PÚBLICO/Arquivo

O ministro do Interior italiano e líder da extrema-direita, Matteo Salvini, sugeriu que a protecção policial concedida há vários anos ao jornalista e escritor Roberto Saviano pode estar em causa. Saviano diz que o dirigente máximo da Liga é uma ameaça ao Estado de direito.

Numa entrevista ao canal Rai Tre, Salvini deixou no ar a hipótese de que poderá haver uma reavaliação das ameaças contra o jornalista de investigação, com o argumento de que “é justo perceber como é gasto o dinheiro dos italianos”. “Serão as entidades competentes a avaliar se corre algum risco, embora me pareça que [Saviano] passa muito tempo no estrangeiro”, disse o ministro do Interior na quinta-feira de manhã.

"Pensas que me agrada viver sob escolta há mais de 11 anos?", interroga Saviano, num vídeo de resposta a Salvini, colocado no Facebook. "Vivo sob protecção policial desde os 26 anos, e tu queres ameaçar-me?", interpela-o directamente. O jornalista acaba por chamar  "palhaço" a Salvini.

Em 2006, Saviano publicou Gomorra, um livro baseado nas investigações que levou a cabo durante o tempo que passou infiltrado na máfia napolitana e que rapidamente se tornou um sucesso de vendas. As revelações sobre as ligações comerciais e políticas dos dirigentes criminosos tornaram o jornalista num alvo óbvio de ameaças e, desde então, Saviano é acompanhado por uma escolta policial em todos os seus movimentos. Calcula-se que em Itália haja pelo menos uma centena de jornalistas e investigadores objecto de segurança policial personalizada.

Nos últimos tempos, Saviano tem sido um dos principais críticos das políticas de imigração iniciadas pelo ministro do Partido Democrata Marco Minniti, de fazer acordos com a Líbia para impedir os imigrantes de chegar a Italia, e que Salvini elogiou e prossegue, como explica num artigo publicado esta sexta-feira no Le Monde.

Dias antes da ameaça do ministro, o jornalista tinha publicado um artigo de opinião no The Guardian em que condenou a decisão de Roma de fechar os portos italianos a um barco com centenas de migrantes a bordo.

Na sequência das palavras de Salvini, Saviano, num texto no El País, acusa o ministro de o ameaçar usando as “palavras de um mafioso”. Recusando temer pela sua segurança, o jornalista diz ser apenas “um meio que Salvini utiliza para destruir o Estado de direito”.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários