Mulher de Netanyahu acusada de fraude

Sara Netanyahu é acusada de ter gasto quase cem mil dólares de fundos públicos em refeições de luxo durante três anos.

Foto
Sara Netanyahu deu instruções aos funcionários da residência oficial para encomendarem refeições de luxo EPA/ABIR SULTAN / POOL

A mulher do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, foi acusada de “fraude continuada” num caso que envolve suspeitas de má gestão de dinheiro público, de acordo com a Reuters, que cita o Ministério da Justiça.

Em causa está a suspeita de que Sara Netanyahu possa ter gerido de forma danosa cerca de cem mil dólares gastos em serviços de catering na residência oficial do primeiro-ministro.

A mulher de Netanyahu é acusada de ter dado instruções aos funcionários da residência para pedirem refeições de restaurantes de luxo no valor de 96 mil dólares (83 mil euros) entre 2010 e 2013, violando um regulamento que impede o recurso a refeições feitas no exterior sempre que existe um cozinheiro na equipa da residência oficial, explica o jornal Haaretz.

A acusação diz ainda que Sara Netanyahu deu ordens aos funcionários da casa para ocultarem a presença do cozinheiro, de forma a justificar as despesas.

Em Setembro do ano passado, o Ministério Público tinha já deixado claro que se preparava para acusar Sara Netanyahu, com a decisão ficando apenas pendente de uma audição com a mulher do primeiro-ministro. Desde o início do ano que as duas partes têm estado envolvidas em negociações na tentativa de chegar a um acordo, mas a recusa de Netanyahu em pagar as despesas que lhe são imputadas impediu qualquer entendimento.

O casal tem recusado todas as acusações, e culpam o antigo responsável pela gestão da residência oficial, Meni Naftali, pela requisição das refeições. Naftali foi uma das testemunhas mais importantes da acusação.

O próprio primeiro-ministro está envolvido em várias investigações de corrupção e abuso de poder, incluindo a suspeita de que tentou usar ligações pessoais ao proprietário de um grupo de comunicação para obter uma cobertura favorável ao seu Governo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários