Polícia alemã prendeu tunisino suspeito de preparar ataque com arma biológica

Homem foi detido na semana passada. Tinha comprado mil grãos de planta da qual se extrai ricina, uma proteína venenosa.

Foto
Caso não tem precedentes na Alemanha, diz a polícia SASCHA STEINBACH/Lusa

A polícia alemã deteve um tunisino que tinha motivações ialamistas e que se suspeita estivesse a preparar um ataque com recurso a uma arma biológica, que estava a fabricar. 

Seif Allah H., de 29 anos, foi idetido em Colónia. Estava a ser vigiado pela polícia há alguns meses. Comprou online mil grãos de mamona, uma planta da qual se extrai a ricina, uma proteína venenosa mais potente do que o cianeto, e um moinho de café, disse à rádio pública alemã o chefe da polícia judiciária, Holger Munch. 

Munch disse que o suspeito pode estar influenciado pelo grupo terrorista islâmico Daesh. Mas sublinhou que "não há provas" de que pertença a um grupo terrorista. A polícia desconhece ainda qual seria o seu alvo.

“Encontrámos um grande número de sementes, assim como vários utensílios necessários à fabricação de um explosivo”, acrescentou o chefe da judiciária alemã.

Segundo a imprensa alemã, o homem foi detido após uma colaboração entre polícias de vários países, nomeadamente a americana CIA, que detectou as compras online de Seif Allah H..

Em Maio, as autoridades francesas anunciaram ter detido um homem egípcio de 20 anos que preparava um atentado em que iria usar explosivos e ricina.

Sugerir correcção
Comentar