Celebrar o Verão com música ao ar livre

Marque na agenda: dia 22 de Junho às 22h. A Orquestra Sinfónica Casa da Música volta esta sexta-feira à Praceta Exterior Norte do ArrábidaShopping para um concerto gratuito. Estão todos convidados.

Foto

Se não vai à Casa da Música, a Casa da Música vai até si. E, para receber a temporada de Verão, oferece sonoridades latinas quase tão quentes como as temperaturas. A boa notícia é que as portas estão abertas a miúdos e graúdos. Agradeça à Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música que volta a dar um concerto ao ar livre no ArrábidaShopping, em Gaia, no próximo dia 22 de Junho às 22h, para provar que as pessoas saem de casa para ouvir musica, desde que seja acessível. Um programa perfeito para sexta-feira à noite, de entrada gratuita, com ou sem sacos de compras na mão.

Chama-se Arrábida Sinfónica e apresenta um programa dedicado às danças latinas, com obras dos compositores Maurice Ravel, Manuel de Falla e Zoltan Kodály. O concerto abre com o ritmo colorido de “Alborada del Gracioso”, onde sobressaem as típicas castanholas e imagens coreográficas muito teatrais. Numa visita ao ambiente dos salões de baile do século XIX, “La valse” é outra incursão de Maurice Ravel nos ritmos de dança que chega para despertar os seus sentidos.

O repertório prossegue com melodias características da música andaluza que Manuel de Falla transpõe como ninguém para a orquestra. Incluídos estão os rasgueados da guitarra em orquestrações brilhantes do seu bailado “O chapéu de três bicos”. O concerto termina com Danças de Galanta, um obra construída com recordações de infância de Zoltan Kodály que viveu alguns anos na cidade de Galanta que hoje faz parte da Eslováquia. Nesta obra, destaca-se a presença de uma dança militar da Hungria, na qual se alternam ritmos lentos e rápidos de forma quase improvisada.

Foto
Casa da Música

Um espetáculo em palco que não acaba sem uma homenagem a David Bowie. A direcção musical está entregue ao holandês Otto Tausk. Este estudou violino e continuou os seus estudos com o maestro e professor lituano Jonas Aleksa no Conservatório de Vilnius. Foi professor assistente de Valery Gergiev, com a Filarmónica de Roterdão e, em 2011, recebeu um prémio atribuído pela cidade holandesa de Haarlem pelo seu contributo para as artes na Holanda.

Mas a iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, do ArrábidaShopping e da Casa da Música não é nova. Já vai na terceira edição e faz parte da programação do ciclo "Verão na Casa 2018” que inclui uma série de espectáculos pensados especialmente para as populações da área metropolitana do Porto, sempre com entrada livre. O objectivo, esse, é sempre o mesmo: levar a música sinfónica a novos espaços e novas pessoas. E, com isto, promover a proximidade da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com o público, contribuindo para desinstalar os conceitos de seriedade e rigidez que são normalmente associados à música sinfónica — especialmente pelas faixas etárias mais jovens.

Como foi em 2017?

No ano passado, o programa incluiu obras eruditas de Rossini, Beethoven e Freitas Branco, sob a direcção do maestro Rui Pinheiro. Nas suas palavras, muitas vezes em “meios mais pequenos, a recepção das pessoas é surpreendente”. Um entusiasmo que, em 2018, permanece. “Queremos que música erudita faça parte da vida das pessoas que vierem cá, vamos ter um dos maestros de topo e preparámos uma surpresa para o concerto”, afirma Paulo Sarmento e Cunha, director geral da Fundação Casa da Música, que recorda as edições passadas com um sorriso no rosto.

Para além de algumas surpresas no recinto do concerto para todos os que chegarem mais cedo, meia centena de lojas está preparada para celebrar a data com acções e campanhas promocionais. Leia-se descontos, promoções, ofertas de brindes, acções de degustação e ainda uma aula aberta e demonstração de danças latinas na praceta do concerto ao ar livre para dar um pézinho de dança. Para aceder ao recinto do concerto sinfónico, basta levantar previamente pulseiras identificativas no balcão de informações do ArrábidaShopping.