Quanto mais eficiente, melhor para a carteira e para o ambiente

Rima e é verdade. A compra de um grande eletrodoméstico é uma decisão que comporta um investimento considerável. A decisão deve ser, por isso, ponderada para que o valor despendido seja recuperado o mais rapidamente possível. E se a par disso puder ajudar o ambiente? Melhor ainda. Já agora, a Worten também dá uma mãozinha para fazer a melhor escolha.

Foto
D.R.

Está decidido a comprar um grande electrodoméstico. Tem noção de que é uma despesa de um valor considerável, um investimento para os cerca de 10 anos de vida útil do equipamento, e quer tomar a melhor decisão. Contudo, com tanta oferta no mercado é natural que fique confuso. As constantes novidades tecnológicas, associadas a uma cada vez maior preocupação dos fabricantes com a eficiência energética, como forma de reduzir o impacto ambiental, alargam o leque de opções, o que é bom, mas deixam o consumidor a braços com tanta e tão variada oferta que se torna difícil escolher.

Como escolher?

A primeira ajuda que o consumidor pode utilizar é a etiqueta energética. Certamente já deu por ela, já que acompanha obrigatoriamente todos os eletrodomésticos em todas as lojas, sejam elas físicas ou online. Esta ferramenta reflecte a relação entre a energia gasta e o desempenho do equipamento, classificando o eletrodoméstico entre o A e o D, não sendo actualmente permitidos no mercado modelos com classe energética inferior a A+. Sendo a compra de um aparelho um compromisso, em média, de uma década, a melhor escolha é aquela que lhe permitirá recuperar o mais depressa possível o valor desembolsado. Isto é, quanto mais eficiente energeticamente for o equipamento, mais conseguirá poupar na conta da electricidade. E, já agora, também na “conta” do planeta, pois estará a ajudar o ambiente. Tome nota do exemplo: a compra de uma máquina de lavar loiça ou roupa A+++ representa uma poupança no consumo de energia de 20% e 22%, respectivamente, em relação a uma A+. Se, noutro exemplo, olharmos para os frigoríficos, o valor da poupança pode mesmo atingir os 40%. Com estes dois exemplos é fácil concluir que, a longo prazo, os eletrodomésticos A++ e A+++ são claramente os mais vantajosos.

Esta é a teoria. Para o ajudar a transformar a teoria em prática, a Worten seleccionou para si, no folheto Especial dedicado à temática EFICIÊNCIA EM CASA, as melhores escolhas em termos de grandes electrodomésticos eficientes e de aspiradores com classificação AAA e A+AAA, para que as suas compras sejam tão inteligentes quanto o equipamento que vai acabar por levar para casa.

Entre na campanha e saia ao volante de um Hyundai

Além disso, no âmbito desta campanha, a Worten está a dar a possibilidade aos seus clientes de saírem da loja ao volante de um Hyundai IONIQ Plug-in (PVP 40.475€). Este automóvel tem modo de condução totalmente eléctrica e motor a combustão. Para mais informações sobre o passatempo “Conduza a mudança” e condições de participação em worten.pt.