Costa visita quatro países africanos da CPLP

Primeiro-ministro passará por Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Angola.

Foto
António Costa assistiu ao primeiro jogo do Mundial com a comunidade portuguesa em Newark, nos EUA, e entre as viagens a África ainda vai à Rússia pelo menos uma vez LUSA/NUNO VEIGA

O primeiro-ministro vai realizar um périplo por quatro países africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que culminará com uma visita oficial a Angola.

O conjunto de viagens foi revelado no domingo à noite na SIC por Marques Mendes e confirmado esta segunda-feira ao PÚBLICO pelo gabinete de António Costa. Só algumas das datas anunciadas pelo antigo presidente do PSD não estavam correctas.

Segundo revelou o gabinete do primeiro-ministro, Costa tinha viagem marcada para São Tomé a 25 e 26 deste mês, mas na tarde desta segunda-feira, a pedido das autoridades são tomenses, a visita foi adiada para data a acordar.

Já a 5 e 6 de Julho. Costa estará em Moçambique (na III Cimeira Moçambique-Portugal) e a 16 e 17 em Cabo Verde (na cimeira da CPLP, onde terá a companhia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa). A visita a Angola deverá ter lugar ainda este Verão, mas a data ainda não está agendada. De acordo com Marques Mendes, será na "segunda quinzena de Julho".

Destas quatro viagens, a mais complicada em termos logísticos poderá ser a de Cabo Verde. A final do campeonato do Mundo de Futebol da Rússia está marcada para as 16h (hora portuguesa) do dia 15 do próximo mês e se Portugal garantir a presença nessa final será certo que António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa estarão nas bancadas.

Isso obrigaria o Presidente da República e o primeiro-ministro a viajarem da Rússia para Portugal ainda no dia 15, já depois das 18h, ou mais tarde se a festa for portuguesa, para depois seguirem para Cabo Verde: também há a possibilidade de fazerem uma ligação mais directa de Moscovo para Cabo Verde para estarem presentes da Cimeira da CPLP.

Antes disso, o Presidente da República reúne-se em Moscovo, no dia 20, com o líder russo Vladimir Putin - a deslocação de Marcelo à Rússia, para assistir ao jogo Portugal/Marrocos, foi autorizada pelo Parlamento na passada semana -, e em Washington, no dia 27, com Donald Trump, o seu homólogo nos EUA.

Sugerir correcção
Comentar