Calor aperta e coloca três concelhos em risco máximo de incêndio

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

Os concelhos de Mação, no distrito de Santarém, Gavião, em Portalegre, e Castro Marim, em Faro, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os concelhos de Mação, no distrito de Santarém, Gavião, em Portalegre, e Castro Marim, em Faro, apresentam esta segunda-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também 16 concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Faro, Machico e Santa Cruz em risco muito elevado de incêndio e mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Braga, Bragança e Coimbra em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul a partir da tarde. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste na região Sul a partir da tarde, e sendo moderado de noroeste na faixa costeira a norte do cabo Raso durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte até ao final da manhã e a partir do final da tarde. A previsão aponta ainda para pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 15 (em Bragança) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 29 graus (Viana do Castelo, Porto e Braga) e os 40 (em Santarém). Na Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, vento moderado a forte de nordeste, soprando forte, com rajadas até 65 quilómetros por hora, nas terras altas e no extremo leste da ilha até final da manhã.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura máxima nas terras altas. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 19 e 24 graus Celsius.

Sete distritos do continente sob aviso amarelo

Sete distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Porto, Leiria, Portalegre, Évora, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo desde as 5h desta segunda-feira e até às 21h de terça-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso amarelo é o terceiro mais grave de quatro níveis (vermelho, laranja, amarelo e verde).

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul a partir da tarde. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste na região Sul a partir da tarde, e sendo moderado de noroeste na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde. Nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte até ao final da manhã e a partir do final da tarde. A previsão aponta ainda para pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 15 (em Bragança) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 29 graus (Viana do Castelo, Porto e Braga) e os 40 (em Santarém).