Arquitectura

Uma Nova forma de estudar ao sol

Fotogaleria

Uma “Nova experiência” académica que pisca o olho ao ideal de vida californiano — mas assenta num campus universitário em Carcavelos. Quando o ano lectivo 2018/2019 arrancar, em Setembro, três mil estudantes da Nova School of Business & Economics (número que poderá quase duplicar nos próximos anos) terão um novo lugar ao sol, com vista para o mar e num terreno de 90 mil metros quadrados de área.

O projecto dos arquitectos António Barreiros Ferreira e Vítor Carvalho Araújo, aqui fotografado por Francisco Nogueira, parte de uma declarada ambição da faculdade da Universidade Nova de Lisboa. “Ser uma das melhores escolas em economia e gestão da Europa”, diz, em comunicado, a entidade, que promete “apostar no empreendedorismo, inovação, transformação digital e impacto social”. A instituição pública foi completamente construída com recurso a investimento privado, depois de uma campanha de angariação de fundos que tinha como objectivo conseguir 50 milhões de euros (ainda faltam 14).

Além de três edifícios, um para cada ciclo de estudo, equipados com salas de aulas, anfiteatros e auditórios, biblioteca e salas de estudo, o campus vai ainda englobar ginásio, restaurante, espaços de reuniões e uma residência para estudantes. Há ainda uma ligação pedonal até à praia, para quem quiser receber “o futuro” de pés na areia e olhos no mar. Ou nos livros.