Incêndio destruiu fábrica de reciclagem de borracha em Felgueiras

Fábrica antiga da Bolflex foi destruída pelas chamas. Um bombeiro foi assistido no local por inalação de fumo.

Foto
Algumas solas de sapatos são altamento inflamáveis. ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

O incêndio que deflagrou este sábado numa fábrica de reciclagem de borrachas que pertence ao grupo Bolflex, um grande fabricantes de solas de sapatos, do concelho de Felgueiras, foi dominado pouco depois das 13 horas, segundo informação do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

As chamas não provocaram vítimas, mas "devido à libertação de gases" um dos bombeiros precisou de assistência no local, disse aos jornalistas o comandante dos Bombeiros Voluntários da Lixa, Vítor Meireles. Dentro da fábrica não se encontravam trabalhadores.

Para o local foram mobilizados  24 meios de combate ao fogo e 87 bombeiros, de acordo com o CDOS.

A fábrica fica na rua de Santa Marta, freguesia de Caramos, em Felgueiras, e a origem das chamas é ainda desconhecida.

Ao contrário das indicações iniciais, as habitações próximas não foram atingidas pelas chamas, que, devido aos materiais inflamáveis, rapidamente consumiram as instalações da fábrica.

O alerta do incêndio foi dado às 9h54, e as primeiras informações eram imprecisas, dando conto de riscos para as habitações e um armazém contíguos.

De acordo com a apresentação feita no seu site, a Bolflex, que tem outra fábrica mais recente no concelho de Felgueiras, é "líder de mercado, especializada no sector dos componentes para calçado, com competências e créditos firmados na produção e fornecimento de solas para a indústria europeia do calçado”. Actualmente, a empresa  é “um dos maiores produtores da Península Ibérica e da Europa”.

 

Sugerir correcção
Comentar