Nicolás Maduro mexe no governo e designa 11 ministros pelo Twitter

Reeleito em Maio para novo mandato de seis anos, Presidente venezuelano dá uma volta ao executivo, com seis ministras.

Foto
Reuters/Arquivo

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, remodelou nesta quinta-feira o governo e designou, através do Twitter, 11 ministros e a presidente da Assembleia Constituinte, Delcy Rodríguez, como nova vice-presidente da República.

Delcy Rodríguez substitui no cargo Tareck El Aissami, que passa a vice-presidente sectorial para a Área Económica e também a ministro de Indústrias e Produção Nacional.

As alterações no gabinete ocorrem depois das eleições presidenciais antecipadas de 20 de Maio, em que Nicolás Maduro foi reeleito para um novo mandado de seis anos (2019-2025) e em pleno congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo).

Segundo divulgou no Twitter, Marleny Contreras, Caryl Bertho, Stella Lugo, Yomana Koteich, Mayerlin Arias, Evelyn Vásquez, vão dirigir os ministérios de Obras Públicas, da Mulher e Igualdade de Género, de Turismo, de Comércio Exterior e Investimento Internacional, de Agricultura Urbana e de Atenção às Águas, respectivamente.

Eduardo Piñate, Dante Rivas, Hipólito Abreu, Heryck Rangel, foram designados ministros de Processo Social do Trabalho, de Pesca e Aquacultura, do Transporte e do Eco-socialismo, respectivamente.

A nova ministra de Obras Públicas, dirigia desde 2015 o Ministério do Turismo, depois de, entre 2011 e 2015, fazer parte da Comissão Permanente de Finanças e Desenvolvimento Económico do parlamento.

Caryl Bertho foi governadora do Estado venezuelano de Arágua, em 2017, e Eduardo Piñate foi deputado pelo PSUV, entre 2010 e 2015, tendo fundado no ano de 2000 a Força Socialista Bolivariana de Trabalhadores e depois o Sindicato Nacional Força Unitária Magisterial, em 2002.

Yomana Koteich desempenhava o cargo de vice-ministra de Finanças no Ministério de Economia, Finanças e Banca Pública. Em 2016 presidiu ao Banco Agrícola da Venezuela e em 2017 foi vice-ministra de Comercialização Turística.

Por outro lado, Dante Rivas, que em 2012 geriu o Serviço Administrativo de Identificação, Migração e Estrangeiros, em 2013 o Ministério de Ambiente e entre 2014 e 2015 o Ministério do Comércio.

Heryck Rangel foi fundador da Juventude do PSUV, em 2008.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários