A bancada que é assustadoramente alta, inclinada e única

Arena de Ecaterimburgo tem dois topos cujos limites ultrapassam os do estádio. Uma dessas bancadas “faz tremer as pernas” ascendendo aos 42 metros de altura.

Arena de Ekaterinburg, Copa do Mundo de 2018, Copa do Mundo da FIFA de 1930, seleção nacional de futebol do Uruguai
Fotogaleria
Bancada estende-se por 50 filas e tem 42 metros de altura. REUTERS/Andrew Couldridge
Arena Ekaterinburg, Copa do Mundo de 2018
Fotogaleria
Uruguai fez treino no estádio REUTERS/Andrew Couldridge,REUTERS/Andrew Couldridge

A selecção nacional não terá oportunidade de pisar o relvado da Arena de Ecaterimburgo mas, seguramente, este recinto causará sensação durante o Mundial. Neste estádio, não é o tamanho ou a beleza que captam a atenção, mas o estilo pouco ortodoxo das bancadas de ambos os topos. Atrás de uma das balizas, meia centena de filas que atingem os 42 metros de altura e ultrapassam os limites do próprio estádio, dando uma visão única da acção táctica das partidas. A construção das bancadas foi uma necessidade para que o recinto cumprisse o requisito mínimo de capacidade (35 mil lugares) imposto pela FIFA.

“Se vierem para a bancada temporária, terão não só uma visão privilegiada do relvado mas também uma bela vista da cidade”, disse ao The New York Times o arquitecto responsável pela bancada inovadora, Oleg Gak. Quando as duas bancadas provisórias foram divulgadas na Internet, tornaram-se, muito rapidamente, em alvo de chacota: “Claro que vi todas as reacções. Mas, quando fazemos um projecto desta escala, há sempre pessoas que gostam ou desgostam, especialmente quando apenas o vêem através de fotografias”, afirmou o arquitecto.

A altura equivalente a um prédio de 14 andares transmite uma sensação vertiginosa e um sentimento de alguma insegurança, de acordo com o testemunho de alguns jornalistas que visitaram o estádio. Na opinião dos profissionais, não existem grandes medidas de protecção dos adeptos que se sentem nos extremos de cada fila. Algumas barras de ferro da estrutura protegem-nos de uma queda mortal. A altura torna a experiência como pode ser visto no vídeo. Do outro lado do relvado, na outra baliza, existe uma bancada semelhante, mas bastante mais baixa, menos inclinada e com menos lugares.

O estádio situa-se em Ecaterimburgo, cidade localizada a 1500 quilómetros da capital Moscovo. O recinto desportivo foi construído entre 1953 e 1957 e tinha, originalmente, 27 mil lugares. Para o Mundial 2018 toda a estrutura foi renovada, com duas novas bancadas temporárias atrás das balizas, que permitiram aumentar a capacidade para 35.000 e cumprir o requisito mínimo de capacidade imposto pela FIFA.

A Arena de Ecaterimburgo receberá quatro jogos da fase de grupos: Egipto-Uruguai (Grupo A); França-Peru (Grupo C); Japão-Senegal (Grupo H); México-Suécia (Grupo F).

Texto editado por Maria Paula Barreiros

 

Sugerir correcção
Comentar