Comissão de inquérito às rendas da energia aprova audição de 100 personalidades

Todos os primeiros-ministros entre 2004 e 2018, incluindo António Costa, vão ser ouvidos no parlamento.

Foto
Comissão vai ouvir os primeiros-ministros de 2004 a 2018, incluindo Costa LUSA/MIGUEL A. LOPES

A comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, todos os requerimentos dos partidos para audições, chamando assim cem personalidades, entre as quais todos os primeiros-ministros entre 2004 e 2018, incluindo António Costa.

"Acabámos de aprovar, por unanimidade, a audição de cem individualidades e mais 17 entidades. Destas entidades há seis cujos nomes dos presidentes constam das cem individualidades", disse a deputada do PSD Maria das Mercês Borges, a presidente da comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores eléctricos.

O PSD tinha sido o único partido a requer a audição do chefe do actual Governo, António Costa, uma vez que chamou todos os "todos os primeiros-ministros que exerceram funções no período objecto desta comissão", que foi fixado entre 2004 e 2018. O BE - partido que propôs a comissão - entre os mais de 40 nomes, requereu apenas a audição dos antigos primeiros-ministros Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, José Sócrates e Pedro Passos Coelho.

Entre o lote de personalidades a ouvir estão o ex-ministro da Economia Manuel Pinho, o presidente da EDP, António Mexia, e o ex-presidente do BES Ricardo Salgado. Do actual executivo serão ouvidos o ministro das Finanças, Mário Centeno, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. Armando Vara, Paulo Macedo (CGD), Ricardo Salgado (BES), José Maria Ricciardi (BESI), Jardim Gonçalves (BCP) e Paulo Teixeira Pinto (BCP) são outros dos nomes chamados. Os presidentes das principais empresas do sector energético, os ministros e secretários de Estado com a tutela da área da Energia, os presidentes da ERSE e os presidentes da Autoridade da Concorrência entre 2004 e 2018 serão igualmente chamados a prestar depoimento.

De acordo com o Regime Jurídico dos Inquéritos Parlamentares, "gozam da prerrogativa de depor por escrito, se o preferirem, o Presidente da República, os ex-presidentes da República, o Presidente da Assembleia da República, os ex-presidentes da Assembleia da República, o primeiro-ministro e os ex-primeiros-ministros".

Tendo em conta "o longo trabalho" devido à extensa lista de audições aprovadas, a presidente da comissão de inquérito sublinhou a necessidade de se voltar a reflectir sobre os dias em que haverá reuniões. "Apenas com um exercício muito rigoroso, aproveitando todos os dias em que não teremos plenário, até ao final do Julho [fim da actual sessão legislativa] poderemos fazer, no máximo, 27 reuniões", explicou.

Antes da votação dos requerimentos com as personalidades a ouvir na comissão, o deputado do PS Luís Testa questionou os "procedimentos adoptados pelo BE e PSD", pondo à consideração dos partidos a necessidade de se requerer a audição do actual e anteriores primeiros-ministros.

Por seu turno, Jorge Costa, do BE, defendeu que as audições deveriam começar pelos especialistas e reguladores, devendo depois seguir-se um "escalonamento cronológico das audições", que seguiria a ordem dos vários governos ao longo do tempo, entre 2004 e 2018, e que poderia deixar pendente a chamada do primeiro-ministro de cada executivo.

Já Jorge Paulo Oliveira, do PSD, garantiu que o partido não traz "conclusões no bolso, nem faz juízos precipitados", recordando que "a todo o momento a comissão pode requerer novos depoimentos ou prescindir de outros" e todos os actuais ou ex-chefes de Governo "podem responder por escrito e dispensar a presença física".

Na terça-feira foram aprovados todos os requerimentos apresentados pelos partidos à comissão parlamentar de inquérito às rendas de energia com pedidos de documentos a diferentes entidades como a Procuradoria-Geral da República, o regulador, a Comissão Europeia ou o Governo.

A Assembleia da República aprovou em 11 de Maio, por unanimidade, a proposta do BE para constituir esta comissão parlamentar de inquérito, que vai abranger todos os governos entre 2004 e 2018. Um dos objectos da comissão de inquérito é a "existência de actos de corrupção ou enriquecimento sem causa de responsáveis administrativos ou titulares de cargos políticos com influência ou poder na definição das rendas no sector energético".

Sugerir correcção
Comentar