Tsipras arrisca moção de censura por causa do acordo com a Macedónia

Em Skopje, o Presidente Gjorge Ivanov diz que não vai "apoiar um acordo tão nefasto".

Alexis Tsipras, Macedônia nomeando disputa, República da Macedônia, Maximus Mansion, Primeiro Ministro da Grécia
Fotogaleria
Alexis Tsipras está sob fogo da oposição Reuters/HANDOUT
,
Fotogaleria
A bandeira da Macedónia, numa praça em Skopje, a capital Reuters/MARKO DJURICA

O Presidente macedónio disse, nesta quarta-feira, que não apoiará a solução para um diferendo com 27 anos e que envolve o nome do país. O primeiro-ministro Alexis Tsipras e o homólogo macedónio, Zoran Zaev, acertaram que o pequeno país dos Balcãs se passe a chamar República da Macedónia do Norte. Na Grécia, Tsipras enfrenta uma possível moção de censura no Parlamento.

“A minha posição é final e não vou ceder à pressão, a chantagens ou ameaças. Não vou apoiar um acordo tão nefasto”, disse o Presidente macedónio, Gjorge Ivanov numa conferência de imprensa em Skopje, nesta quarta-feira. O chefe de Estado considera que as razões apontadas para justificar a mudança de nome do país – a possibilidade de uma candidatura à União Europeia e à Nato – não são suficientes para assinar um “acordo tão mau”.

Ivanov, apoiado pela oposição nacionalista VMRO-DPMNE, pode vetar o acordo. Mesmo sem o veto presidencial, o Governo precisará da aprovação de dois terços do parlamento, tarefa difícil sem o VMRO-DPMNE, que se opõe à mudança de nome. O acordo será ainda referendado pela população.

Foto
Em skopje, na Macedónia, também há desagrado pela solução acertada entre os primeiros-ministros grego e macedónio

Actualmente, o nome do território nas Nações Unidas é Antiga República Jugoslava da Macedónia. O nome da Macedónia tem sido objecto de discussão desde a independência da Macedónia, em 1991, depois da desintegração da Jugoslávia. Apesar de ser membro da ONU, a Antiga República Jugoslava da Macedónia não usava apenas o nome Macedónia, que é também o nome de uma região no Norte da Grécia em que se inclui a cidade de Salónica. Foi a partir dali que Alexandre, o Grande, terá iniciado a expansão do império no século IV a.C. e muitos gregos temiam que os macedónios tentavam apropriar-se da herança cultural inerente a essa história.

Na Grécia, o principal partido da oposição, Nova Democracia, ameaça com uma moção de censura contra o Governo de Tsipras. O partido espera pelo encerramento dos debates acerca das reformas no contexto do resgate económico grego, nesta quinta-feira, para avançar com a moção. Se for submetida, será a primeira ao Governo eleito em 2015. Kiriakos Mitsotakis, líder do Nova Democracia, disse que o acordo “é profundamente problemático” e que Tispras não tem autoridade para o assinar. 

“Estamos numa situação sem precedentes na história constitucional grega. Um primeiro-ministro sem um mandato parlamentar claro está disposto a comprometer o país a uma realidade que não será possível alterar”, argumenta Mitsotakis.

Tsipras crê que o entendimento sobre o nome da Macedónia irá melhorar a imagem internacional do país, transformando-o numa “potência” regional e num “pilar de estabilidade numa região profundamente ferida”, justificou o primeiro-ministro, nesta terça-feira.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, George Katrougkalos, desafiou os conservadores a apresentarem a moção de censura: “Se acreditam nisso [que o governo não tem legitimidade], têm os meios… de o questionar com uma moção de censura. Por que razão não o fazem?”, disse Katrougkalos à Skai TV.

Na terça-feira, os primeiros-ministros da Grécia e da Macedónia anunciaram um entendimento sobre o nome do território das balcãs. A designação passaria a ser República da Macedónia do Norte, uma solução aceite pelo líder do Governo de Skopje, Zoran Zaev.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários