Fedor trocou as paredes pelas telas para pintar o Sudeste asiático

Uma viagem de um mês ao Sudeste asiático deu nisto. Distância é o nome da nova exposição de Fedor. Para ver no Porto até 24 de Junho

DR
Fotogaleria
Distância pode ser visitada até ao dia 24 de Junho, na Circus Network. DR
Fedor pintou os rostos dos companheiros de viagem.
Fotogaleria
Fedor pintou os rostos dos companheiros de viagem. DR

A aventura começou no início do ano em Hong Kong, mas passou por Macau, pelas Filipinas, por Singapura e pelo Vietname. Um mês depois, Fedor regressou a Portugal com vontade de dar vida aos momentos que a máquina fotográfica captara. O resultado está em Distância, exposição inaugurada no início deste mês na Circus Network, na Rua do Rosário, no Porto, e que pode ser visitada até 24 de Junho.

A exposição estava marcada há já algum tempo, mas Fedor, alter-ego artístico de Tiago Braga, ainda não tinha um conceito em mente. Mas sabia que não podia recusar o desafio lançado por Ana Muska e André Carvalho, os proprietários da galeria que também o acompanharam na viagem. O difícil foi decidir o que fazer.

"Houve muita coisa na viagem que me influenciou", confessa ao P3. Por exemplo, os veículos que, acredita, têm "um bocadinho a ver com a linguagem" que usa. "Eu gosto muito de pormenor e de imagens complexas e gostei da desorganização toda e da quantidade de pessoas." Sem dar conta, a viagem pelo Sudeste asiático tornou-se assim no ponto de partida. O movimento de Hong Kong, os veículos das Filipinas, o trânsito caótico e os pequenos barcos do Vietname não lhe ficaram indiferentes, bem como a simpatia e a hospitalidade que encontrou em todos os locais. 

Foto
A viagem de um mês é contada em tons de azul, laranja, rosa e lilás. DR

Chegou cansado, mas com vontade de pôr mãos à obra. Tem sido sempre assim, diz o jovem de 32 anos. A motivação vem a dobrar de cada vez que levanta voo. "O facto de estar noutro sítio e de não ter os materiais que tenho para produzir música ou para desenhar faz-me absorver influências e quando chego normalmente estou cheio de vontade para trabalhar", conta o artista do Porto, conhecido sobretudo pelas paredes que pinta na rua, mas também pelo seu trabalho como DJ. Pegou em sprays, marcadores, tintas acrílicas e pincéis e dois meses depois nasceram oito telas que reflectem o estilo de vida dos países que visitou.

Do caos para a serenidade

As fotografias tiradas pelo artista serviram de base às pinturas e remetem para uma permanente viagem: ora representam veículos, ora foram tiradas a bordo. É o caso das três telas que retratam os rostos de alguns dos amigos que o acompanhavam: "A do Pi estávamos num barco em Halong Bay, foi no final da viagem, já estávamos exaustos e foi um dos pontos altos da viagem. A do Caver foi tirada nas Filipinas, a fazer a viagem entre duas ilhas e a da Marta foi tirada no ferry em Hong Kong."

Foto
Fedor pintou os rostos dos companheiros de viagem. DR

As outras pinturas mostram pessoas a passar por eles — o título Distância vem daí (e foi a última coisa a ser decidida). Saltam à vista os veículos, o vestuário e as expressões dos protagonistas. "Nas Filipinas temos o quadro com três crianças a brincar. Aquilo é uma zona muito degradada e eu tento captar um bocadinho isso, mas com cores mais alegres, tentando dar alguma energia", nota o artista. O azul, o laranja, o cor-de-rosa e o lilás, que sobressaem nas pinturas, transportam-nos ora para o caos, ora para a serenidade.

Quem está habituado a ver o trabalho de Fedor nas ruas pode ficar surpreendido. O artista não só explora outras temáticas, como aposta no retrato e usa pincéis: "Toda a exposição tem uma linguagem diferente do que eu habitualmente faço, foi pensada para galeria, porque normalmente faço um trabalho mais ilustrativo e de street art. Aqui quis fazer uma coisa mais limpinha, que se encaixasse melhor no espaço." O feedback tem sido bastante positivo — algumas das telas já estão mesmo vendidas. E em Outubro já tem marcada uma nova exposição no Porto (embora ainda não possa revelar o conceito).

Fedor tem vindo a colaborar com a Circus Network, inaugurada em 2012 por Ana Muska e André Carvalho, desde o primeiro evento. A galeria tem tido um papel activo na promoção e divulgação da arte portuguesa, com especial destaque para a ilustração, graffiti e arte urbana. "São uns grandes impulsionadores do que se passa no Porto", afirma o writer, que já assinou trabalhos como a reinterpretação do painel de azulejos "Ribeira Negra" de Júlio Resende e o mural da Rua Miguel Bombarda que evoca as personagens de Dom Quixote de La Mancha. 

Sugerir correcção
Comentar