O Vila Galé Collection Braga é um hotel que nasceu velho

O grupo Vila Galé acaba de inaugurar um hotel de quatro estrelas no centro da cidade. Com traços antigos e funcionalidades modernas, o edifício resulta da reabilitação de um hospital que data de 1508.

Janela, Palácio
Fotogaleria
DR
Hotel Vila Galé Colecção Braga
Fotogaleria
DR

De um edifício com mais de 500 anos, nasceu o Vila Galé Collection Braga, um hotel de quatro estrelas. Com 123 quartos e suítes, a unidade hoteleira vem dar vida ao antigo hospital de São Marcos, situado no coração da cidade e desocupado desde 2011.

Composto por três blocos - o edifício D. Diogo Sousa, D. Frei Caetano Brandão e D. Frei Bartolomeu dos Mártires -, o hotel mantém a traça arquitectónica original e alguns elementos, como os tectos abobadados. Fica também a herança histórica dos arcebispos e da fundação de Portugal, que são o tema do Vila Galé Collection Braga.

Com piscinas, bar, adega, spa e ginásio, a unidade hoteleira é a 30.ª do grupo Vila Galé. O hotel oferece ainda dois restaurantes - o Fundação, com serviço buffet e o Braccara Augusta, à la carte -, parque infantil, jardins e claustro com esplanada e elevador panorâmico.

PÚBLICO -
Foto
DR

Construído no local onde existia uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário, o Vila Galé Collection Braga conjuga o tradicional e histórico com o moderno: oito salas de reuniões e um espaço dedicado à inovação, com experiências de realidade virtual, 4K (imagem com resolução 4000x2000px) e hologramas também fazem parte desta nova unidade hoteleira. A ideia é “conseguir captar vários segmentos, desde o lazer ao corporate e aos congressos e eventos”, explica o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

A vertente tecnológica do hotel faz sentido numa cidade “cada vez mais vibrante e dinâmica, muito jovem e com uma forte presença de empresas” como Braga, refere Jorge Rebelo de Almeida. O presidente do grupo Vila Galé destaca também a “universidade e o ambiente tecnológico” da cidade.

O Vila Galé Collection Braga representou um investimento de oito milhões de euros e criou 50 postos de trabalho directos.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Correcção: A fotografia que originalmente publicámos com esta notícia, cedida pelo Grupo Vila Galé, foi manipulada. Por este motivo, foi substituída.