Exposição de Anish Kapoor em Serralves foi adiada

Mostra com grandes obras do escultor britânico ainda não tem data definitiva de inauguração, mas deverá abrir nos primeiros dias de Julho.

Pneu, falou
Fotogaleria
Escultura Tall Trees and the Eye (2009), de Anish Kapoor, parte de uma exposição na Royal Academy of Arts, em Londres
Grand Palais, Sky Mirror, Escultura, Artista, Monumenta, Arte, Escultor
Fotogaleria
A obra Leviathan, de Anish Kapoor, apresentada no Grand Palais em 2011

Estava previsto que a exposição de Anish Kapoor em Serralves, um dos grandes nomes da escultura contemporânea, servisse para anunciar o Verão no museu de arte contemporânea do Porto, com a inauguração marcada para 21 de Junho, primeiro dia da estação quente. Mas as obras do artista indo-britânico só serão instaladas no parque e nas salas do museu nos primeiros dias de Julho, não havendo ainda uma data definitiva para a inauguração da exposição Works, Thoughts, Experiments com curadoria de Suzanne Cotter, a australiana que foi até ao final do ano passado directora do Museu de Serralves. 

A nova data, segundo o Museu de Serralves, “está dependente da agenda do artista”, como explicou ao PÚBLICO Fernando Rodrigues Pereira, assessor de imprensa da instituição. Suzanne Cotter, que espera que o adiamento seja apenas de duas semanas, disse que talvez tenham sido demasiado ambiciosos quando marcaram a data de inauguração, porque estas novas grandes esculturas de Kapoor “são tecnicamente muito complexas e precisam de mais alguns dias para ficarem terminadas”.

“Cinco delas” – acrescenta a actual directora do museu Mudam do Luxemburgo – “estarão colocadas no exterior, o que só aumenta o desafio”. E, adianta Suzanne Cotter, com as esculturas têm uma escala arquitectónica, "temos de ter toda a confiança nelas, requerendo a sua construção toda a atenção”. Dentro do museu, haverá ainda outra grande peça de Kapoor, bem como cerca de 40 modelos e maquetas, com obras que vão desde 1992 até ao presente.

O nome de Anish Kapoor foi anunciado na apresentação da programação em Janeiro, altura em que o artista visitou a instituição, como a grande exposição que marcaria o Verão de Serralves e duraria até Janeiro. Kapoor é conhecido pelas suas obras de forma abstracta de grande escala, que questionam os limites da escultura, como o Cloud Gate, que fez em 2006 para um parque na Baixa de Chicago.

Sugerir correcção
Comentar