Incêndio em Vila Real de Santo António destrói material histórico

Dentro do edifício estavam guardados veículos ferroviários das primeiras décadas do século XX.

Foto
As peças destinavam-se ao Museu Nacional Ferroviário rui farinha/NFactos/arquivo

Um incêndio deflagrou ao final da tarde desta segunda-feira na antiga cocheira (garagem de locomotivas e carruagens) da estação de Vila Real de Santo António. O fogo foi dado por extinto às 18h47. Três dos sete veículos ferroviários guardados na estação de Vila Real de Sto. António arderam completamente, mas não foi ainda possível apurar em que estado ficaram duas das peças únicas que se destinavam ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

Trata-se de uma carruagem de 1.ª classe da antiga Companhia dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste e de uma carruagem de 3.ª classe dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta. Ambas datam do início do século XX.

Segundo fonte do Comando Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, o incêndio deflagrou pelas 17h e foi extinto às 18h47. O edifício não tinha qualquer sistema automático contra incêndios.

A antiga cocheira, onde antigamente parqueavam as locomotivas a vapor, estava há 20 anos a servir de armazém para guardar material histórico e não havia data prevista para a transferência daquele material para o Entroncamento.

Além das carruagens de madeira, com varandins, havia também dois vagões cisterna e dois vagões-grua. O edifício corre o risco de desabar. com Idálio Revez 

Sugerir correcção
Comentar