Refugiado sírio lança marca de sapatilhas de luxo em França

Quando Daniel Essa fugiu da Síria, em 2014, enfrentou um futuro incerto como refugiado.

Sapataria, Sapataria, Sapatilhas
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
,
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Ded Maghool, Cannes
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Lille
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
França
Fotogaleria
Reuters/STRINGER

Quando Daniel Essa fugiu da Síria, em 2014, enfrentou um futuro incerto como refugiado em França, onde conhecia poucas pessoas e desconhecia a língua. Hoje tem a sua própria marca de sapatilhas de luxo, que são compradas em Paris e em Hollywood.

Ainda em Damasco, Daniel Essa aprendeu a costurar com a avó, conseguindo convencer os pais a deixá-lo estudar moda. "O resto da minha família era contra porque não era uma profissão de homem, mas de mulher. Eu e a minha avó tínhamos este pequeno segredo e ela ensinou-me a costurar às escondidas do resto da família", conta. 

Para Essa foi uma decisão difícil deixar Damasco, que, ao contrário de sua cidade natal, Homs, escapara dos piores combates, sobretudo porque já montara uma oficina na capital. O jovem acabou por fugir para Lille

As suas sapatilhas simples e elegantes, com uma faixa de tecido elástico, têm um preço médio de 330 euros. Os sapatos já estão à venda em Beverly Hills, Paris e Ajaccio, na Córsega.

Cada par de sapatos Daniel Essa tem gravado uma palavra na sua língua: "liberdade", "beijos" ou "paz". "Todos falam sobre a paz mundial, mas eu espero realmente que um dia tenhamos paz no mundo", pede Essa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários