Hegemonia dos Warriors confirmada com segundo título consecutivo

Campeões bateram os Cleveland Cavaliers por 108-85, no quarto jogo da final, e triunfaram pela sexta vez na NBA.

Foto
Os Warriors festejam o novo título Reuters/Kyle Terada

No quarto jogo da final do play-off, os Golden State Warriors somaram a quarta vitória (4-0) e garantiram a revalidação do título da NBA. Os Warriors venceram os Cleveland Cavaliers (85-108), na Quicken Loans Arena, na madrugada deste sábado, e alcançaram o sexto troféu, tornando-se — a par dos Chicago Bulls — a terceira equipa mais titulada da competição, só atrás de Lakers e Celtics.

“Sabíamos que eles iam entrar muito fortes. Nós respondemos e acabámos por marcar o ritmo do jogo [até ao final]”, disse Stephen Curry, momentos após conquistar o título. O base — depois de uma exibição apagada no terceiro jogo da série — voltou à sua forma habitual e fez uma prestação de luxo, somando 37 pontos e quatro assistências. Kevin Durant registou um triplo-duplo, com 20 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências e foi galardoado, pela segunda vez consecutiva, com o prémio de MVP (jogador mais valioso) relativo à final do play-off.

Nos Cleveland Cavaliers, LeBron James foi a figura central da equipa — 23 pontos, oito assistências e sete ressaltos —, mas a sua prestação não foi suficiente para colmatar o desacerto mostrado pelos “Cavs”. Na conferência de imprensa após a partida, LeBron surgiu com a mão direita engessada, revelando que tinha jogado os últimos três encontros com a mão “praticamente partida”: “O que aconteceu? Foi uma lesão auto-infligida depois do primeiro jogo [da final]. O jogo foi-nos tirado e deixei as emoções levarem a melhor”. Alguns órgãos de comunicação norte-americanos avançam que o jogador de 33 anos deu um murro num quadro branco no balneário, depois da derrota na primeira partida, após prolongamento.

O extremo acabaria por sair a quatro minutos do fim, recebendo uma ovação de pé dos seus adeptos, receosos de que o atleta possa rumar a outras paragens em 2018-19. LeBron James fica livre no final desta época e pretendentes não faltam: fala-se de um possível regresso aos Miami Heat ou de uma passagem pelos San Antonio Spurs.  

No que diz respeito ao jogo decisivo, os Warriors dominaram a partida desde os primeiros momentos, construindo uma vantagem confortável no primeiro período (25-34). No segundo parcial, a equipa de Oakland conseguiu preservar a vantagem de nove pontos (52-61) e acelerou no terceiro parcial, deitando por terra qualquer esperança dos Cavaliers de conseguirem voltar a discutir a partida (65-86). O derradeiro tempo foi, meramente, uma formalidade, com ambas as equipas a trocarem cestos. Os Warriors estenderam a vantagem para os 23 pontos (85-108), arrecadando o seu terceiro título nos úlimos quatro anos.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar