A Guerra dos Tronos: Pode estar a caminho um spinoff sobre o que aconteceu milhares de anos antes

HBO encomendou um episódio piloto de uma eventual prequela da popular série de televisão baseada nos bestsellers de George R.R. Martin.

Rei da noite, caminhante branco
Foto
Os White Walkers, que são uma ameaça nas temporadas mais recentes de A Guerra dos Tronos, deverão aparecer no spinoff DR

Foi no final de Abril que George R.R. Martin, autor de uma das sagas de fantasia mais lidas do mundo, anunciou no seu site e na sua conta da rede social Twitter, para surpresa e certamente frustração de muitos dos fãs do universo de A Guerra dos Tronos (o dos livros e o da popular série da HBO que tem vindo a arrebatar Emmys em catadupa), que iria lançar a 20 de Novembro Fire & Blood, uma espécie de “história imaginária” de uma das linhagens mais famosas da sua obra, os Targaryen.

Há muito que milhões de leitores — e telespectadores — em todo o mundo aguardam que Martin conclua As Crónicas de Gelo e Fogo, projecto a que deu início há quase 30 anos e que já serviu de base a jogos de computador, livros de BD e à série televisiva A Guerra dos Tronos, que tornou ainda mais popular esta saga traduzida em quase 50 línguas. O autor está a trabalhar em The Winds of Winter, o penúltimo livro destas Crónicas de Gelo e Fogo, mas já garantiu que não sairá em 2018. E sem livro não há fim da série do canal norte-americano.

Agora, foi a vez da HBO anunciar que encomendou um episódio piloto com base numa história derivada de A Guerra dos Tronos. A prequela em causa é, segundo a BBC, televisão pública britânica, um dos cinco potenciais spinoffs do universo criado por este autor do fantástico que já vendeu dezenas de milhões de livros.

A nova série foi criada por Martin e pela guionista Jane Goldman (Kick-ass: O Novo Super-Herói ou X-Men: O Início) e não deverá ir para o ar antes do final de A Guerra dos Tronos, em 2019.

Se o projecto for para a frente, a prequela vai passar-se milhares de anos antes da acção de A Guerra dos Tronos, centrando-se “na descida do mundo da era de ouro dos heróis à hora mais negra”, lê-se num comunicado do canal de televisão americano que continua assim, em tom de voz-off de um trailer destinado a criar suspense: “dos terríveis segredos da história de Westeros [para quem não domina o dicionário de A Guerra dos Tronos, Westeros é o palco deste épico de fantasia medieval, um continente constituído por uma série de reinos envolvidos em guerras permanentes pelo poder] à verdadeira origem dos White Walkers [os humanóides de olhos azuis que são uma verdadeira ameaça nas temporadas mais recentes da saga]…”. Para garantir em seguida que esta “não é a história que todos achamos que conhecemos”.

De acordo com a revista Variety, os outros autores que, para além de Jane Goldman, estão a trabalhar em eventuais spinoffs do universos de As Crónicas de Gelo e Fogo são Max Borenstein, Brian Helgeland, Carly Wray, and Bryan Cogman. Qual ou quais deles se tornarão realidade é ainda muito cedo para saber.

A Guerra dos Tronos é, até à data, a mais bem sucedida série da HBO.

Notícia alterada às 11h de domingo para incluir a sigla BBC junto a "televisão pública britânica"