Vídeo revela aparente falha de segurança num Alfa Pendular a circular com porta aberta

Caso ocorreu na segunda-feira e foi provocado por um piquete de greve num comboio que não levava revisor

Vídeo revela aparente falha de segurança num Alfa Pendular a circular com porta aberta

As imagens mostram uma situação grave em termos de segurança: um Alfa Pendular dá entrada na estação do Oriente com uma porta aberta e o sinal sonoro ligado que alerta para esse perigo. Pouco depois o comboio retoma a marcha com a porta ainda aberta (o que contraria procedimentos de segurança elementares) para logo parar uns metros mais à frente.

A julgar pelos comentários técnicos de quem está a filmar, as imagens foram recolhidas por ferroviários. Objectivo: mostrar que a inexistência de um revisor a bordo coloca os passageiros em perigo pois é a ele que compete zelar pela segurança da saída e entrada dos clientes e não permitir que o comboio arranque sem as portas estarem todas fechadas.

O objectivo terá sido cumprido, mas os factos apurados pelo PÚBLICO revelam que se tratou de um boicote de um piquete de greve à segurança da composição.

Por norma, é o maquinista que liberta o sistema de abertura das portas automáticas competindo ao revisor fechá-las. Sem estas fechadas, o próprio comboio não “mete tracção”, isto é, não arranca porque um circuito automático impede que este se movimente enquanto as portas não estiverem todas fechadas.

Para desbloquear a situação, ou o revisor fecha manualmente a porta aberta, ou o maquinista tem um botão, para usar em circunstâncias excepcionais, que lhe permite pôr-se em marcha com alguma porta aberta.

O Alfa Pendular que na passada segunda-feira, dia 4 de Junho, saiu às 9h47 de Campanhã com destino a Santa Apolónia não trazia revisor devido à greve em curso. Mas regulamentarmente pode circular desde que leve um outro ferroviário habilitado, neste caso um outro maquinista que aceitou desempenhar as funções de segundo agente.

A viagem decorreu normalmente até à estação do Oriente. O segundo maquinista não faz serviço de revisão comercial, mas tem o dever de verificar a segurança na entrada e saída dos passageiros. Na estação do Oriente, porém, elementos de um piquete de greve entraram na composição e puxaram o manípulo de emergência de, pelo menos, uma das portas, bem como o sinal de alarme do comboio.

Um dos maquinistas deslocou-se pelo interior das carruagens para fechar manualmente as portas e eliminar o sinal de alarme, mas quando a composição ia arrancar foi novamente sabotada. Como os maquinistas se sentiram intimidados por alegados insultos e ameaças de agressão, acabaram por fazer avançar o comboio – mesmo com, pelo menos, uma porta aberta – para fora da plataforma da estação para, já em plena via, fechá-la manualmente e prosseguir viagem para Santa Apolónia.

O vídeo mostra apenas uma das tentativas de arranque do comboio no Oriente e omite os momentos de tensão entre os elementos do piquete de greve e os dois maquinistas.

A greve tinha sido convocada contra a possibilidade de a regulamentação ferroviária permitir (desde há 20 anos) que em algumas situações um comboio possa circular sem segundo agente. A CP sempre reafirmou que no seu regulamento interno as suas tripulações serão sempre de dois elementos, mas os ferroviários temem que, com a liberalização do transporte de passageiros em 2019, entrem novas empresas que operem unicamente com um agente – o maquinista.

Esta luta não foi seguida pelo sindicato dos maquinistas (SMAQ), cujos profissionais poderão vir a negociar um subsídio extra se forem os únicos tripulantes dos comboio. Para assegurar alguns comboios, a CP aproveitou para escalar alguns maquinistas e outros ferroviários de outras categorias para fazerem o serviço de segundo agente substituindo assim, pelo menos parcialmente, as funções dos revisores    

O PÚBLICO contactou a CP para pedir esclarecimentos sobre esta situação, mas a empresa não respondeu.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários