Condenado a prisão perpétua autor de ataque terrorista em Estocolmo

O uzbeque Rakmat Akilov, de 40 anos, tinha dito que queria punir a Suécia por se ter aliado à coligação contra o grupo extremista Daesh.

Ataque de Estocolmo 2017, esboço
Fotogaleria
Esboço de Rakmat Akilov Reuters/TT News Agency
Comunicação
Fotogaleria
O juiz anunciou a decisão nesta quinta-feira LUSA/ANDERS WIKLUND

O homem que no ano passado conduziu um camião roubado contra uma multidão em Estocolmo, matando cinco pessoas e ferindo outras 14, foi nesta quinta-feira condenado a prisão perpétua por homicídio associado a terrorismo.

O uzbeque Rakmat Akilov, de 40 anos, tinha dito que queria punir a Suécia por se ter aliado à coligação contra o grupo extremista Daesh.

Em Janeiro, foi acusado de homicídio relacionado com o terrorismo e tentativa de homicídio pelo ataque em Estocolmo com um camião roubado, a 7 de Abril de 2017.

As vítimas foram um homem britânico, uma mulher belga e três suecos, incluindo uma menina de 11 anos.

Durante o julgamento, Akilov disse ter recebido luz verde dos representantes do "califado islâmico" no Iraque e na Síria para realizar a operação suicida, mas o Daesh nunca reivindicou o atentado.

No ataque, o camião avançou a alta velocidade sobre os transeuntes, detendo-se apenas ao embater com violência contra um movimentado centro comercial.

O camião pertencia à companhia de cervejas Spendrups e, segundo a porta-voz da empresa, foi roubado horas antes do ataque: quando o condutor estava a fazer entregas num restaurante, alguém aproveitou a sua ausência da cabina e arrancou com ele.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários