Presidência da República confirma mais um roubo: desta vez foi uma medalha

O objecto pertencia ao Museu da Presidência.

Foto
Nuno Ferreira Santos

As autoridades estão a investigar o roubo de uma medalha que pertencia ao espólio do Museu da Presidência, avançou nesta quarta-feira o jornal Observador. A investigação já foi confirmada pela Presidência da República, através de uma nota.

“A Presidência da República comunicou às autoridades policiais competentes o desaparecimento de uma medalha do Museu da Presidência. Aguarda-se o resultado do inquérito policial em curso”, lê-se na breve declaração da Presidência da República, publicada no site.

Esta é a segunda vez que é investigado o desaparecimento de material pertencente a esta instituição. Em Maio deste ano, o Ministério Público acusou o ex-director do Museu da Presidência da República Diogo Gaspar e outros três arguidos por crimes que incluem a usurpação de móveis antigos, tapeçarias, quadros e outros objectos que pertenciam ao espólio do Museu da Presidência. Os objectos apreendidos terão pertencido a antigos Presidentes da República ou terão sido oferecidos aos chefes de Estado nas suas visitas oficiais ao estrangeiro.

De acordo com a mensagem disponibilizada no site da instituição, o espólio do Museu da República pretende a "divulgação pública da história" nomeadamente do papel da Presidência, bem como "fomentar o conhecimento e o apreço pelo património cultural" e "salvaguardar e valorizar o património do Estado através da correcta conservação e exposição das espécies que compõem o seu acervo ou daquele que simplesmente aí se encontra depositado, bem como através da aquisição de peças".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários