Arte urbana transforma Bragança e leva cidade aos roteiros mundiais

Sm'arte - Festival de Street Art decorre de 13 a 17 de Junho em Bragança. Cidade vai integrar a plataforma mundial Street Art Cities

Foto
DR

De 13 a 17 de Junho, a arte urbana vai dar novos coloridos aos espaços públicos de Bragança. Responsabilidade de um festival que promete colocar a cidade transmontana nos roteiros internacionais com um convite para integrar a Street Art Cities.

Trata-se, como explicou esta terça-feira o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, de uma plataforma mundial que reúne e promove mais de 12 mil intervenções em 187 cidades de 58 países e que, segundo ainda o autarca, convidou Bragança para fazer parte deste universo.

Actualmente são duas as cidades portugueses nesta plataforma — Lisboa e Loures — e Bragança fez-se notar com as intervenções urbanas realizadas nos últimos anos, nomeadamente no Sm'arte - Festival de Street Art, que decorre pelo terceiro ano consecutivo, entre 13 e 17 de Junho. O convite da Street Art Cities "é extremamente lisonjeiro, até porque em Portugal apenas há duas cidades que fazem parte da plataforma", o que "significa o reconhecimento pelo trabalho que o município de Bragança tem vindo a desenvolver nesta área", considerou o autarca.

Para o presidente da Câmara de Bragança, este convite cria "a possibilidade de o próprio município entrar neste roteiro de âmbito mundial" que "vai levar seguramente a novos projectos e eventualmente a novos conhecimentos" e à "promoção do território por via da arte urbana". O Sm'arte promete, além das intervenções de arte urbana, "iniciativas pioneiras na região", como o mercado de rua, onde a população poderá vender artigos usados, a Praça dos Artistas, Estátuas Vivas, desporto de rua e espectáculos diversos.

As intervenções urbanas em vários espaços públicos estarão a cargo de nove artistas portugueses e estrangeiros, mas também de estudantes das escolas de Bragança, que irão acrescentar novos motivos às mais de 30 obras já existentes na cidade. Todas as iniciativas serão gratuitas e abertas à população, nomeadamente os workshops e actividades previstas para a Praça do Artista dinamizada pela Plataforma de Arte e Criação de Bragança.

O desporto de rua será outra das novidades do festival, com exibições de slackline e com demonstrações da vertente mais extrema, o trickline, a cargo do campeão nacional português, Rui Mimoso. O festival tem também espaço para os mais pequenos com oficinas criativas e outras surpresas. Além de sessões de teatro e música ao ar livre, o evento contará com dez estátuas vivas espalhadas pelo centro da cidade e desenho de caricaturas.

O festival de arte urbana representa um investimento de 24 mil euros assegurado pelo município que conta com várias parcerias na realização das diferentes acções. As noites serão animadas na Praça Camões e, como a iniciativa coincide com o arranque do campeonato do mundo de futebol, será instalada a Praça do Mundial com um ecrã gigante e tasquinhas para assistir aos encontros da selecção nacional.

Sugerir correcção
Comentar