Italiana Marilena Nardi vence a 13.ª edição do World Press Cartoon

Liberdade de Expressão é o nome do cartoon da autora, publicado no espanhol Illegal Times em 2017 e ganhou o Grand Prix do festival que decorre no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha até 28 de Julho.

Cartunista
Fotogaleria
Liberdade de Expressão, de Marilena Nardi, venceu o primeiro lugar do concurso de Cartoon Editorial do World Press Cartoon DR
Ilustração
Fotogaleria
Utopia, de Cau Gomez, segundo lugar do prémio Cartoon Editorial DR
Ilustração, caricatura
Fotogaleria
O terceiro lugar do prémio Cartoon Editorial foi para esta ilustração sem nome de Hicabi Demirci DR

Pela primeira vez, uma mulher recebeu o Grand Prix do festival World Press Cartoon, cuja 13.ª edição arrancou este sábado e estará em exposição até 28 de Julho no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Coube à italiana Marilena Nardi (n.1966) tal honra ­– e um prémio de 10 mil euros – graças a Liberdade de Expressão, que foi capa do jornal espanhol Illegal Times, em Dezembro de 2017.

A obra foi a primeira classificada na categoria Cartoon Editorial, seguindo-se, no segundo lugar, um prémio para o brasileiro Cau Gomez, que fez Utopia para a revista Continente, tendo o terceiro lugar ido para Hicabi Demirci, que publicou uma obra sem nome no jornal Pazar.

A categoria Caricatura premiou o belga O Seoker e o holandês Endyck, tendo-se ambos a atirado a Donald Trump, bem como o indiano Thomas Antony, no jornal Metro Vartha. Já Desenho de Humor foi para Nedeljko Ubovic, artista sérvio, o brasileiro Silvano Mello e o norueguês Fadi Abou Hassan.

Os prémios, distribuídos numa cerimónia que decorreu no sábado, foram decididos por um júri internacional a partir de um universo de centenas de obras que foram apresentadas a concurso. A exposição que abre ao público este domingo exibe 281 destes candidatos, que foram editados em 227 publicações – incluindo sites da internet – de 54 países diferentes.

Sugerir correcção
Comentar