Fotografia

Sim, as crianças também merecem ser ouvidas

Fotogaleria

"Existem duas coisas que todas as crianças devem receber dos seus pais: raízes e asas." É com esta citação de Johann Wolfgang von Goethe que a fotógrafa britânica Rachel Molina introduz o projecto Seen But Not Heard, dedicado a todas as crianças que enfrentam a ansiedade da transição da infância para a adolescência, momento que coincide, em vários países europeus, com o da mudança da escola primária para a escola básica do segundo ciclo. "Nesta fase, as crianças são forçadas a tomar decisões, a encontrar o seu caminho e a sofrer mais directamente as consequências dos seus actos", descreve a fotógrafa em entrevista ao P3. "Têm de fazer novos amigos, aprender coisas novas  e não apenas academicamente, mas sobre si próprias, sobre a sua personalidade e o seu corpo." Acredita que os adultos têm tendência a esquecer quão intensa essa experiência pode ser. "Por vezes, os pais esperam que os seus filhos simplesmente 'sigam em frente'".

 

Segundo a fotógrafa, os principais desafios que as crianças enfrentam nesta idade prendem-se com a formação de uma nova rede social. "Muitos têm medo de fazer novos amigos; alguns são mais confiantes, mas revelam preocupação. O maior medo de muitas crianças é o de se perderem no primeiro dia e de serem repreendidas pelo professor. Outras temem não conseguir acompanhar um programa escolar mais exigente, mas algumas mostram-se muito entusiasmadas perante a perspectiva de realizar experiências científicas divertidas, o que achei muito engraçado."

 

Rachel — @rachelmolina_photo no Instagram — decidiu dar início a este projecto em 2015, ano em que o seu filho viveu essa transição. O título do projecto, Seen But Not Heard, deve-se à "mentalidade vitoriana" que Rachel acredita ainda vigorar em Inglaterra, no que concerne à parentalidade. Essa determina que as crianças devem ser vistas, mas não ouvidas. "Talvez devêssemos ouvi-las mais", sugere.