Nowo tira Champions e Liga Espanhola à Sport TV

Operadora de telecomunicações garante distribuição de competições desportivas num negócio que põe em causa o domínio dos players tradicionais.

Foto
Os direitos de transmissão da Liga dos Campeões de futebol e da Liga espanhola em Portugal foram adquiridos pela Eleven Sports LUSA/MOHAMED HOSSAM

A operadora Nowo (antiga Cabovisão) anunciou nesta quarta-feira que fechou um acordo de licenciamento de conteúdos com a empresa global distribuidora de conteúdos desportivos Eleven Sports, o que lhe garantirá a transmissão em directo de todos os jogos da Liga dos Campeões de futebol e da Liga espanhola para o mercado português. Para já, o formato através do qual os jogos serão transmitidos — televisivo ou através de streaming, ou ambos ainda não é claro. Nem sequer se a emissão será exclusiva para clientes Nowo.

O acordo é anunciado um dia depois de ter sido revelado que os direitos de transmissão dos jogos — que até agora pertenciam à Sport TV — foram adquiridos pela Eleven Sports por três temporadas, já a partir de 2018/19.

"O contrato que envolve a UEFA Champions League [Liga dos Campeões] contempla 138 jogos por temporada, desde a fase final de qualificação até à final da prova e passando pela fase de grupos. Inclui também a UEFA Super Cup – ou Super Taça Europeia, o tira-teimas anual entre os vencedores das competições Liga dos Campeões e Liga Europa da UEFA", lê-se no comunicado da operadora. Já no que respeita à Liga Espanhola serão transmitidos todos os jogos da primeira divisão.

No comunicado de terça-feira, Danny Menken, director da Eleven Sports — que disponibiliza muitos dos seus conteúdos online — não esclareceu quais os formatos através dos quais os conteúdos desportivos adquiridos irão ser distribuídos, dizendo apenas que "irá detalhar em breve a forma como a marca estará presente no mercado nacional".

"Portugal é um dos países mais entusiasmados do mundo pelo futebol. Sabemos que existe uma enorme paixão por este desporto de nível mundial, e trabalhar com a Nowo irá ajudar-nos a tornar os nossos conteúdos premium mais acessíveis aos fãs em todo o país", justifica o director da Eleven Sports.

Para Miguel Venâncio, presidente executivo da Nowo, "este é um passo muito importante de afirmação da Nowo no sector do desporto" e que transforma a operadora num "player decisivo no mercado nacional". 

No comunicado, a Nowo destaca que as duas competições incluem algumas das melhores equipas do mundo, onde actuam jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar Jr, Mo Salah, Antoine Griezmann e Kevin De Bruyne.

A Eleven Sports tem uma forte presença a nível global, no entanto os direitos da Liga dos Campeões reduzem-se, para já, apenas ao mercado português. Já na Liga Espanhola, a Eleven Sports tem os direitos dos mercados do Reino Unido, Polónia, Bélgica e Luxemburgo. Está ainda presente em Itália, Polónia, Bélgica, Luxemburgo e Taiwan na Serie A e em Taiwan com a Premier League. A empresa detém ainda a Fórmula 1 na Polónia, o UFC na Bélgica e Luxemburgo, a NBA na Bélgica, Luxemburgo, Singapura e Taiwan e a NFL na Bélgica e Polónia.

A Nowo e Eleven Sports não esclarecem se a Sport TV — canal detido em partes iguais pela Olivedesportos (de Joaquim Oliveira) pela Nos, Meo e pela Vodafone — irá transmitir os jogos em diferido, através de uma eventual parceria de distribuição destes conteúdos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários