Nowo tira Champions e Liga Espanhola à Sport TV

Operadora de telecomunicações garante distribuição de competições desportivas num negócio que põe em causa o domínio dos players tradicionais.

Mohamed Salah, Liga dos Campeões da UEFA, Real Madrid CF, FC Liverpool, Final da Liga dos Campeões de 2018, Complexo Esportivo Nacional de Olimpiyskiy
Foto
Os direitos de transmissão da Liga dos Campeões de futebol e da Liga espanhola em Portugal foram adquiridos pela Eleven Sports LUSA/MOHAMED HOSSAM

A operadora Nowo (antiga Cabovisão) anunciou nesta quarta-feira que fechou um acordo de licenciamento de conteúdos com a empresa global distribuidora de conteúdos desportivos Eleven Sports, o que lhe garantirá a transmissão em directo de todos os jogos da Liga dos Campeões de futebol e da Liga espanhola para o mercado português. Para já, o formato através do qual os jogos serão transmitidos — televisivo ou através de streaming, ou ambos ainda não é claro. Nem sequer se a emissão será exclusiva para clientes Nowo.

O acordo é anunciado um dia depois de ter sido revelado que os direitos de transmissão dos jogos — que até agora pertenciam à Sport TV — foram adquiridos pela Eleven Sports por três temporadas, já a partir de 2018/19.

"O contrato que envolve a UEFA Champions League [Liga dos Campeões] contempla 138 jogos por temporada, desde a fase final de qualificação até à final da prova e passando pela fase de grupos. Inclui também a UEFA Super Cup – ou Super Taça Europeia, o tira-teimas anual entre os vencedores das competições Liga dos Campeões e Liga Europa da UEFA", lê-se no comunicado da operadora. Já no que respeita à Liga Espanhola serão transmitidos todos os jogos da primeira divisão.

No comunicado de terça-feira, Danny Menken, director da Eleven Sports — que disponibiliza muitos dos seus conteúdos online — não esclareceu quais os formatos através dos quais os conteúdos desportivos adquiridos irão ser distribuídos, dizendo apenas que "irá detalhar em breve a forma como a marca estará presente no mercado nacional".

"Portugal é um dos países mais entusiasmados do mundo pelo futebol. Sabemos que existe uma enorme paixão por este desporto de nível mundial, e trabalhar com a Nowo irá ajudar-nos a tornar os nossos conteúdos premium mais acessíveis aos fãs em todo o país", justifica o director da Eleven Sports.

Para Miguel Venâncio, presidente executivo da Nowo, "este é um passo muito importante de afirmação da Nowo no sector do desporto" e que transforma a operadora num "player decisivo no mercado nacional". 

No comunicado, a Nowo destaca que as duas competições incluem algumas das melhores equipas do mundo, onde actuam jogadores como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Neymar Jr, Mo Salah, Antoine Griezmann e Kevin De Bruyne.

A Eleven Sports tem uma forte presença a nível global, no entanto os direitos da Liga dos Campeões reduzem-se, para já, apenas ao mercado português. Já na Liga Espanhola, a Eleven Sports tem os direitos dos mercados do Reino Unido, Polónia, Bélgica e Luxemburgo. Está ainda presente em Itália, Polónia, Bélgica, Luxemburgo e Taiwan na Serie A e em Taiwan com a Premier League. A empresa detém ainda a Fórmula 1 na Polónia, o UFC na Bélgica e Luxemburgo, a NBA na Bélgica, Luxemburgo, Singapura e Taiwan e a NFL na Bélgica e Polónia.

A Nowo e Eleven Sports não esclarecem se a Sport TV — canal detido em partes iguais pela Olivedesportos (de Joaquim Oliveira) pela Nos, Meo e pela Vodafone — irá transmitir os jogos em diferido, através de uma eventual parceria de distribuição destes conteúdos.