Fotografia

Os “abstractos” pescadores do gelo do Cazaquistão

Fotogaleria

Em pleno Inverno, pescar no rio Ishim, em Astana, no Cazaquistão — a segunda capital mais fria do mundo, ultrapassada apenas por Ulan Bator, na Mongólia —, é um desafio que os cazaques enfrentam há várias gerações. As baixas temperaturas — que podem atingir os 40 graus negativos — congelam o leito do rio, vedando o acesso ao que vive abaixo da superfície. "Enquanto pescam, protegem-se das severas condições climáticas com recurso a remendos de plástico de embalagens de arroz que são abandonados no exterior dos mercados, que vendem bens vindos do Ocidente, da China e da Rússia", explica o autor do projecto Ice Fishers, o quirguiz Aleksey Kondatryev.

 

O fotógrafo conversou com todos os homens que retratou. "A maioria são idosos que vivem em Astana. Alguns pescam por hobby; outros fazem-no comercialmente e vendem o fruto do seu trabalho nos mercados locais." Apesar da abordagem, que envolveu contacto intensivo com os homens, a intenção de Kondryatev nunca foi nunca revelar o método de pesca utilizado ou traçar o perfil dos que a praticam. "Quis afastar-me do estilo de retrato que enfoca na identidade do sujeito", explica, em entrevista. "Em vez disso, decidi objectificar as figuras aplicando a mesma técnica que utilizaria no caso de se tratar de fotografia de arquitectura." A abstracção e a metáfora são, portanto, chaves do projecto. O plástico que separa o pescador do ambiente que o rodeia assume, nas imagens, o papel de símbolo desse isolamento. Além disso, Kondryatev manipulou digitalmente as imagens e eliminou delas todos os indícios de urbanidade. Apagou edifícios, luzes, outros elementos que estavam sobre as margens e sobre a superfície gelada do Ishim, afastando-se, assim, intencional e liminarmente da linguagem documental.

 

Ice Fishers já conheceu publicação na National Geographic, na CNN Travel, no The Guardian e no Financial Times, entre outros, e será editado, em Setembro de 2018, em formato fotolivro pela Loose Joints. Aleksey Kondatryev nasceu no Quirguistão, mas reside actualmente em Los Angeles, onde estuda Fotografia e trabalha como fotógrafo freelancer.