Lisbon Golf Cup foi de Filipe Villarinho e Afonso Girão

No Lisbon SC, o primeiro ficou com o troféu, o segundo venceu no stroke play

Foto
Afonso Girão (à esquerda na imagem) e Filipe Villarinho com os troféus © D.R.

Filipe Villarinho é o novo detentor da Lisbon Golf Cup, a mais antiga competição de golfe da região da Grande Lisboa, sucedendo a Salvador Costa Macedo na lista dos vencedores, numa edição, a 101.ª, em que Patrícia Nunes Pedro, antiga campeã nacional e quatro vezes vencedora do troféu, repetiu o segundo lugar do ano passado. São ambos do clube anfitrião, o Lisbon Sports Club, em Belas, Sintra. 

A outra grande figura do torneio foi Afonso Girão, do Oporto GC, primeiro classificado em stroke play numa prova que, tal como outras de clubes históricos de Portugal (Taça Kendall, do Oporto GC, Aberto do Estoril, do CG Estoril; e Taça Mendes de Almeida, do Vidago), também pontua para o circuito federativo, designado desde este ano Circuito Cashback World. 

A jogar em casa, no Par 69 do Lisbon Sports Club, Filipe Pereira, que começou a prova com 16,0 de handicap, não deu hipóteses à concorrência e, depois de ontem ter feito um excelente 62 para liderar destacado, hoje acrescentou-lhe um 67 para somar 129 (-9) em medal net e ganhar com quatro shots de vantagem sobre Patrícia Nunes Pedro (65-68), handicap 8,0. 

Sofia Barroso Sá, detentora da Taça da Federação Portuguesa de Golfe, 4,0 de handicap, foi terceira com 139 (66-73), seguida de Matthew Smith (68-72), do Lisbon, e de Leonor Medeiros (67-73), ambos com 140. 

No stroke play, prova mista, Afonso Girão começou a primeira volta com um 68 que lhe deu a vantagem mínima sobre o seu irmão gémeo João, e acrescentou-lhe um 74 que lhe deu o triunfo por uma pancada à melhor sobre Pedro Silva (71-72), de Miramar, vencedor do 3.º Torneio Circuito Cashback World. João Maria Pontes, também de Miramar, marcou 70 naquele foi o melhor resultado de domingo, subindo para terceiro, com o mesmo agregado de 145 de João Girão (69-76). 

Seguiram-se, com 146, José Maria Cazal-Ribeiro (73-73), do Lisbon, Daniel da Costa Rodrigues (70-76), de Miramar, e Leonor Medeiros (70-76), da Quinta do Peru, que foi a melhor senhora da prova.

“É uma honra para nós receber um torneio pontuável para os rankings da Federação, é bom continuar com esta política que a Federação está a ter de colocar os clubes tradicionais com estas provas”, afirmou o presidente do Lisbon Sports Club, Pedro Nunes Pedro, acrescentando: “Uma palavra para os miúdos que vieram jogar, quer os homens quer as senhoras, que estão em competição para os campeonatos da Europa que vêm aí, e que vieram em grande massa para tentar buscar pontos para o ranking. Acho que foi um bom torneio nesse aspecto também, mais até as senhoras, que tiveram um excelente nível, um excelente comportamento no nosso campo.” 

E deixou uma terceira nota em relação ao campo. “Acaba por ser um excelente teste de golfe, é um campo difícil, um bom campo, todos eles o elogiaram. Ontem com pouco vento, só houve um resultado abaixo do Par e hoje com mais vento foram bastante piores, e isso prova que um campo não precisa de ser comprido para ser um bom teste.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar