Boba Fett, a personagem de culto só com quatro falas, vai ser o próximo filme Star Wars

James Mangold será o realizador e co-argumentista do novo filme da milionária série.

Foto
DR

No dia em que se estreia nos EUA o décimo filme Star Wars, James Mangold e a personagem de culto Boba Fett são os novos nomes deste universo cinematográfico em permanente expansão. O realizador dos elogiados Logan, Vida Interrompida ou Walk the Line vai assinar um filme independente em torno da história criada em 1977 por George Lucas e com o caçador de recompensas ao centro.

A notícia foi avançada na manhã desta sexta-feira pelas revistas especializadas Variety e Hollywood Reporter, em pleno ciclo noticioso e de consumo em sala de Han Solo: Uma História de Star Wars, que já se estreou em Portugal entre quarta e quinta-feira mas que só esta sexta chega aos EUA. Estes filmes independentes Star Wars são parte do plano encetado em 2012, quando da venda da produtora Lucasfilm aos estúdios Disney, para expandir e rentabilizar a saga espacial e os seus extensos territórios narrativos, há 40 anos desdobrados em livros, jogos, séries, animação e muito merchandising.

Depois de Rogue One (2016) e de Solo (2018), haverá um filme sobre o caçador de recompensas Boba Fett mas ainda não existem datas para estes lançamentos – estará também a ser preparado um filme sobre Obi-Wan Kenobi, o mestre Jedi presente nos primeiros títulos da saga. Tanto esta personagem quanto Boba Fett têm já histórias relativamente preenchidas quanto ao seu passado, estabelecidas sobretudo nas prequelas (1999-2005), embora sejam figuras que o público conheceu em diferentes filmes da trilogia original (1977-1983). Boba Fett surge pela primeira vez em O Império Contra-Ataca (1980), filme onde tem meras quatro falas. Foi o suficiente para se tornar uma figura de culto, retornando (sem falas) em O Regresso de Jedi. Na trilogia de prequelas, Boba Fett tem 14 falas — algumas monosilábicas.

A Hollywood Reporter esclarece que se até agora se dava como certa a associação de Simon Kinberg (produtor dos filmes X-Men), o também argumentista poderá sim assinar o guião com Mangold, retomando um trabalho de equipa que atribuiu um olhar sombrio e mais realista ao super-herói Wolverine em Logan. No caso do projecto em torno de Obi-Wan Kenobi, o nome de Stephen Daldry (Billy Elliot, The Crown, As Horas) é o mais falado para o dirigir.

O universo cinematográfico Star Wars, que nos últimos 40 anos rendeu mais de 7,6 mil milhões de euros em receitas brutas de bilheteira, conta já com três trilogias em torno da família Skywalker – a terceira das quais a completar em 2019 com um filme ainda sem título – e dois filmes “stand alone”, ou independentes dessa história familiar central. Está também na calha uma nova trilogia, nas mãos dos showrunners de A Guerra dos Tronos, e uma série de TV de acção real. 

Sugerir correcção
Comentar