Mergulhadores portugueses eliminam mina russa e torpedo alemão no Mar Báltico

Explosivos da II Guerra Mundial foram neutralizados no âmbito de uma missão da NATO ao largo da Estónia.

Foto
Imagem da inactivação de uma das cargas explosivas Estado-Maior General das Forças Armadas

A equipa de mergulhadores sapadores da Marinha Portuguesa, integrada na Força da NATO para a desactivação de engenhos explosivos, identificou e destruiu no final da semana passada uma mina de fundear russa e um torpedo alemão da Segunda Guerra Mundial, no Mar Báltico. A missão foi divulgada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) através de uma nota publicada no seu site esta terça-feira.

“Ambos os engenhos estavam a uma profundida de cerca de 30 metros e continham, no caso da mina russa 430 kg de carga explosiva e, no torpedo alemão, 500 kg de carga explosiva”, pode ler-se na nota.

A equipa que participou nesta operação estará integrada no exercício OPEN SPIRIT, onde “já realizaram 25 mergulhos, a profundidades entre os 30 e os 39 metros, com temperaturas a rondar os -1 e 2ºC”.

Esta operação das forças da NATO reúne cerca de 800 tripulantes e 20 navios . O objectivo do exercício OPEN SPIRIT é reduzir a ameaça dos explosivos que ainda se encontram no Mar Báltico, provenientes das duas guerras mundiais. O exercício é feito em duas zonas pertencentes à Estónia. Numa primeira fase, o exercício acontece à volta de Tallin, capital da Estónia e, num segundo momento ao redor das ilhas de  Saaremaa e Hiiuma, como informa o site da estação televisiva estatal estónio ERR.

Esta missão visa manter a segurança da navegação e, por inerência, “tem impacto directo na protecção da vida humana daqueles que diariamente navegam nestas águas”, afirma o EMGFA.

A inativação das cargas explosivas foi registada em vídeo.

Sugerir correcção
Comentar