Oleiros lança programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras

“O que se verifica é que de facto as pessoas estão sensibilizadas para esta problemática, vê-se que se empenharam”, diz autarca.

Foto
Adriano Miranda

Oleiros é o primeiro concelho do distrito de Castelo Branco a lançar o Aldeia Segura, Pessoas Seguras, projecto resultante da articulação entre o município e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, foi anunciado nesta terça-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Oleiros explica que o projecto resulta de uma articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS) e o Serviço Municipal de Protecção Civil local. O primeiro exercício decorreu na localidade de Portela, da Junta de Freguesia Estreito-Vilar Barroco.

“A base deste projecto visa atribuir especial relevância a municípios e freguesias, no sentido de os capacitar com vista a dotá-los de conhecimento técnico, recursos didácticos e instrumentos de apoio à resiliência da população”, lê-se na nota.

O programa abrange cinco eixos fundamentas: a protecção dos aglomerados, prevenção de comportamentos de risco, sensibilização e aviso à população, evacuação de aglomerados e locais de abrigo e refúgio.

O vice-presidente da Câmara de Oleiros, Victor Antunes, realça a importância de garantir a segurança de pessoas e dos seus bens, não só através deste projecto, mas também de outras medidas e acções de acompanhamento/sensibilização que têm chegado a todo o concelho.

“Pelos sítios onde temos passado, no tocante aos perímetros e às faixas de segurança, quer ao redor dos aglomerados, quer até às próprias habitações isoladas, o que se verifica é que de facto as pessoas estão sensibilizadas para esta problemática, vê-se que se empenharam”, conclui o autarca.

Sugerir correcção
Comentar