Sporting suspende apoios à Juventude Leonina e terá “audiência urgente” com António Costa

Clube de Alvalade quer “discutir todos os assuntos relacionados com o combate à violência no desporto” com o primeiro-ministro, que já aceitou o encontro com os “leões”.

Foto
Bruno de Carvalho tem sido contestado dentro e fora do Sporting LUSA/NUNO FOX

O Sporting decidiu suspender os benefícios acordados com a Juventude Leonina em resposta à invasão do centro de treinos de Alcochete na semana passada por cerca de 50 hooligans, que agrediram vários elementos do plantel principal e da equipa técnica.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Sporting decidiu suspender os benefícios acordados com a Juventude Leonina em resposta à invasão do centro de treinos de Alcochete na semana passada por cerca de 50 hooligans, que agrediram vários elementos do plantel principal e da equipa técnica.

Na sequência de uma semana tumultuosa e da derrota na final da Taça de Portugal, a direcção do Sporting emitiu um comunicado, nesta segunda-feira de manhã, a pedir “a todos os sportinguistas” que apoiem ao equipa profissional de futebol.

"Temos pela frente uma nova época, cuja preparação já está em curso, e que necessita do máximo de união para que seja possível alcançar o sucesso que todos desejamos", lê-se no comunicado.

A direcção do Sporting diz ter comunicado ao líder da Juventude Leonina "a suspensão imediata dos benefícios protocolados". Logo após a invasão da Academia, os dirigentes da Juve Leo demarcaram-se dos acontecimentos de Alcochete, mas fontes policiais garantiram à imprensa desportiva que vários dos 23 detidos pertencem à claque oficial do clube.

À luz dos "gravíssimos acontecimentos" da semana passada, a direcção presidida por Bruno de Carvalho diz que tem uma audiência marcada com António Costa, para a qual falta apenas determinar a data, "para discutir todos os assuntos relacionados com o combate à violência no desporto". O Sporting garante ainda o "reforço das medidas de segurança na Academia e no Estádio José Alvalade" e vai reunir com as forças policiais neste sentido.

A nota publicada no site do clube termina dando conta da "solicitação de várias reuniões com diversos elementos do universo Sporting para que, no momento actual, seja possível conseguir a união e coesão da família sportinguista de modo a assegurar com sucesso a prossecução dos trabalhos que estão em curso".