Contratação de meios aéreos completa na próxima semana

Eduardo Cabrita garantiu que em breve serão contratados os oito meios aéreos que ainda estão em falta.

Eduardo Cabrita está confiante em ter todos os meios aéreos
Fotogaleria
Eduardo Cabrita está confiante em ter todos os meios aéreos LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA
Governantes assistiram ao exercício Montemuro 18
Fotogaleria
Governantes assistiram ao exercício Montemuro 18 LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu este sábado que, na próxima semana, serão contratados os restantes oito meios aéreos, totalizando os 50 que ficarão à disposição.

Em declarações aos jornalistas em Cinfães, no distrito de Viseu, durante o exercício Montemuro 18, Eduardo Cabrita disse que, neste momento, estão "42 meios aéreos contratados, dos 50".

"Concluiremos o processo de contratação dos últimos oito durante a próxima semana, de modo que, em junho, todos eles estejam à disposição dos portugueses", referiu. Neste momento, segundo o ministro, estão "a operar meios aéreos com uma disponibilidade para todo o ano".

O governante referia-se aos helicópteros que intervieram na sexta-feira, "por exemplo, em 17 operações diferentes, que têm participado em acções ao longo de toda a semana", correspondendo "a um tipo de reforço de meios que nunca existiu, que estará disponível de Janeiro a Dezembro".

"Relativamente àqueles que devem estar disponíveis na época previsivelmente mais crítica, neste momento 42 estão contratados", sublinhou o ministro.

Eduardo Cabrita disse que, atualmente, estão operacionais "mais meios aéreos do que alguma vez aconteceu".

"Temos sobretudo funcionalidades na resposta aérea por helicóptero, que estará à disposição do sistema de maio até dezembro de 2019", acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar