Técnico lança rede para empresas participarem em projectos de investigação e apoiarem alunos

A iniciativa será lançada na quarta-feira, quando serão assinalados os 107 anos do Instituto Superior Técnico.

Foto
Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico Enric Vives Rubio

O Instituto Superior Técnico (IST) lançou uma rede de parceiros, já com sete empresas, que assumem um compromisso financeiro para projectos de formação e investigação científica e para apoiar alunos com dificuldades económicas, disse nesta sexta-feira o presidente do IST.

O objectivo desta rede é aproximar as empresas do estabelecimento de ensino superior, uma aposta já tentada por vários governantes, para que as universidades possam responder às necessidades de desenvolvimento tecnológico do tecido empresarial e estas aproveitem o resultado da investigação científica para os seus negócios. A iniciativa será lançada na quarta-feira, quando serão assinalados os 107 anos do Técnico, numa cerimónia que vai contar com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Em declarações à agência Lusa, à margem de um encontro com jornalistas a propósito do aniversário, o presidente do IST explicou que a ideia da rede de parceiros, que está a negociar a entrada de mais 12 entidades, é "trazer as empresas para uma relação prolongada e estável com o Técnico".

Assim, "passam a ter acesso aos nossos graduados, mas também trazem para o Técnico as necessidades das empresas, não só de formação, mas relacionadas com tecnologias que estão a ser usadas ou desenvolvidas" em cada unidade empresarial, explicou Arlindo Oliveira.

As empresas podem patrocinar cátedras ou bolsas ou outros mecanismos de desenvolvimento das pessoas, criando "uma sinergia significativa", acrescentou. Na responsabilidade social, é integrada a intenção de várias empresas de dar apoio a alunos do Técnico cujas famílias têm dificuldades em suportar os encargos de estudar em Lisboa.

Os bancos Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos e BPI, a THales, NovaBase, The Navigator e a McKinsey são as empresas que já fazem parte da rede do Técnico, ficando com proximidade a alunos, mas também aos professores e investigadores.

 

Sugerir correcção
Comentar